Programa de saúde mental escolar é sugerido ao governo do ES
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no Brasil 5,8% da população sofre de depressão.

O deputado Zé Preto (PP) sugeriu ao governo do Estado, a partir da Indicação 813/2025, a criação de um Programa Contínuo de Saúde Mental nas escolas públicas estaduais do Espírito Santo. A indicação propõe uma parceria entre as secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e de Educação (Sedu) para garantir a presença de psicólogos nas escolas e promover ações voltadas à prevenção ao suicídio, ao bullying e ao uso de drogas.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no Brasil 5,8% da população sofre de depressão. A taxa é ainda maior em adolescentes que sofrem com ansiedade ou baixa autoestima. Metade dos casos de transtornos mentais em adolescentes começa aos 14 anos, afirma a OMS, porém muitos não são detectados e nem tratados.
Leia também: Vargem Alta: campanha de vacinação antirrábica começa na segunda (11)
Segundo Zé Preto, a escola é um espaço propício para programas voltados à saúde mental. “É onde crianças e adolescentes passam grande parte do seu tempo e enfrentam, muitas vezes, desafios relacionados ao desempenho, à convivência, ao bullying, à violência doméstica, ao abuso de substâncias e à falta de escuta emocional (…). Os casos de automutilação, ideação suicida e uso precoce de drogas têm aumentado nas escolas públicas, sem que existam estruturas adequadas para lidar com essas situações”, detalha o parlamentar.
O texto foi lido e aprovado em Plenário e agora segue para apreciação do governo do Estado, que pode ou não acatar.
De acordo com o Artigo 141 do Regimento Interno, indicação é um tipo de proposição que tem por objetivo sugerir aos outros órgãos ou Poderes – do Estado, da União ou dos municípios – medidas de interesse público cuja iniciativa legislativa não seja de competência do Poder Legislativo.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726