Romulo Felippe faz lançamento acadêmico da biografia de Theodorico Ferraço
Evento fechado na centenária Academia Espírito-santense de Letras apresentou o calhamaço de 600 páginas

O jornalista e escritor Romulo Felippe realizou o lançamento acadêmico de sua mais recente obra, a biografia política de Theodorico de Assis Ferraço – livro de 600 páginas que esmiúça os pormenores do mandatário em atividade mais longevo do país. “É um trabalho que denota a grandeza histórica do atual prefeito de Cachoeiro”, discursou o acadêmico Sérgio Aboudib, na abertura do evento, realizado no salão oval da icônica Casa Kosciuszko Leão Barbosa, no largo histórico da Cidade Alta, vizinha ao Palácio Anchieta.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiAlém dos acadêmicos, o lançamento contou com a presença do advogado Antônio Sardemberg Ferraço, neto de Theodorico e sobrinho do vice-governador, Ricardo Ferraço, representando o clã ferracista. “Estamos perante a história viva, sendo firmemente escrita nas páginas políticas do nosso Estado”, reiterou a presidente da centenária arcádia, a mestra Ester Abreu. “Esta obra imortaliza o legado, ainda em construção, do meu avô”, exaltou Antônio Ferraço.
Leia também: ‘A lenda de um homem sem nome’ leva cultura e suspense a Vitória
Com 63 anos de vida pública, Theodorico de Assis Ferraço – nascido em novembro de 1937 – é detentor de 16 mandatos políticos, sendo oito como deputado estadual (três vezes presidente da Assembleia Legislativa), três mandatos como deputado federal e cinco como prefeito de Cachoeiro (atualmente em sua quinta gestão municipal) além de ocupar por duas vezes o cargo de secretário de Estado.
“Dentre outros feitos, a biografia demonstra o papel preponderante que Ferraço exerceu na luta pela reabertura democrática do país, no auge do período militar. Há revelações históricas, como a confissão do presidente João Figueiredo sobre grampos no próprio governo e, além de verdadeiras batalhas campais travadas, o evento que impediu que esse grande político fosse alçado ao Palácio Anchieta. Ferraço é um frasista de mão cheia, polemista, midiático e conhecedor de cada um dos seus eleitores”, analisa Romulo Felippe, com vinte livros já publicados (um deles best-seller na Europa).
A primeira edição da obra, pré-lançada em maio, já está esgotada.