Sementes e Formação em IA levam ES à final de premiação
A premiação, realizada pelo Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor-MG), reconhece iniciativas que fortalecem o ecossistema empreendedor e tecnológico em todo o País.

O Espírito Santo conquistou lugar de destaque no cenário da inovação brasileira, com dois programas da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), selecionados como finalistas do Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas 2025: o Sementes, voltado à aceleração de startups na Bacia do Rio Doce, e o Formação Avançada em Inteligência Artificial, que qualifica servidores públicos para atuar de forma estratégica no uso da IA.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA premiação, realizada pelo Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor-MG), reconhece iniciativas que fortalecem o ecossistema empreendedor e tecnológico em todo o País.
Leia também: Número de domicílios com acesso à internet aumenta no Espírito Santo
Na categoria Fomento a Startups e Inovação, o Sementes se destaca por apoiar soluções tecnológicas de impacto e fomentar o empreendedorismo, especialmente no interior capixaba e na Bacia do Rio Doce. Já o Formação Avançada em IA foi reconhecido na categoria Eficiência da Gestão pública, pela qualidade técnica, inovação e relevância social, evidenciando o compromisso do Estado com o uso estratégico da tecnologia para promover o desenvolvimento e o bem-estar da população.
De acordo com os organizadores, os dois programas são exemplos de iniciativas transformadoras, reforçando a capacidade do Espírito Santo de gerar impacto positivo e ocupar posição de protagonismo no cenário nacional de ciência, tecnologia e inovação.
Para a coordenadora dos programas, Jamylly Caran, a presença entre os finalistas é fruto de trabalho conjunto e visão de futuro. “Chegar à final deste prêmio mostra que nosso esforço tanto no Sementes quanto no Formação Avançada em IA em conectar inovação e pessoas está gerando resultados concretos. É mais um estímulo para seguirmos desenvolvendo soluções que melhoram a vida das pessoas”, afirma.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, celebra a visibilidade conquistada. “Ter dois programas da Secti reconhecidos em nível nacional e, pela primeira vez, concorrendo a esse prêmio é motivo de orgulho para todo o Espírito Santo. O Sementes e o Formação Avançada em IA mostram que estamos investindo em inovação de forma descentralizada, inclusiva e estratégica. Estamos na torcida para que essa validação venha coroar esse trabalho”, destacou.
Sementes
O Sementes selecionou 50 startups de várias regiões do Estado e do País. Cada uma recebe um aporte de R$ 100 mil, além de aceleração realizada pela IEBT Innovation, com mentorias, apoio técnico e redes estratégicas de conexões para escalar soluções de impacto socioambiental e econômico em nove municípios da Bacia do Rio Doce: Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Aracruz, Baixo Guandu e Serra.
Para saber mais sobre o programa e as startups participantes, acesse: www.programasementes.com.br
Formação Avançada em Inteligência Artificial
O programa capacita servidores públicos em tecnologias de IA de ponta, preparando-os para criar, implementar e gerenciar soluções inovadoras em diferentes setores. A formação é gratuita, 100% on-line e mediada pela Plataforma Coursera. As inscrições estão abertas a todos os servidores públicos do Estado e devem ser realizadas por meio do formulário disponível na página: formacaoavancada.universidades.es.gov.br/formacao-ia