Espírito Santo

Sementes e Formação em IA levam ES à final de premiação

A premiação, realizada pelo Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor-MG), reconhece iniciativas que fortalecem o ecossistema empreendedor e tecnológico em todo o País.

Redação Redação

Sementes_foto Arjuna Melo
Foto: Divulgação | Sementes/Arjuna Melo

O Espírito Santo conquistou lugar de destaque no cenário da inovação brasileira, com dois programas da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), selecionados como finalistas do Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas 2025: o Sementes, voltado à aceleração de startups na Bacia do Rio Doce, e o Formação Avançada em Inteligência Artificial, que qualifica servidores públicos para atuar de forma estratégica no uso da IA.

A premiação, realizada pelo Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor-MG), reconhece iniciativas que fortalecem o ecossistema empreendedor e tecnológico em todo o País.

Leia também: Número de domicílios com acesso à internet aumenta no Espírito Santo

Na categoria Fomento a Startups e Inovação, o Sementes se destaca por apoiar soluções tecnológicas de impacto e fomentar o empreendedorismo, especialmente no interior capixaba e na Bacia do Rio Doce. Já o Formação Avançada em IA foi reconhecido na categoria Eficiência da Gestão pública, pela qualidade técnica, inovação e relevância social, evidenciando o compromisso do Estado com o uso estratégico da tecnologia para promover o desenvolvimento e o bem-estar da população.

De acordo com os organizadores, os dois programas são exemplos de iniciativas transformadoras, reforçando a capacidade do Espírito Santo de gerar impacto positivo e ocupar posição de protagonismo no cenário nacional de ciência, tecnologia e inovação.

Para a coordenadora dos programas, Jamylly Caran, a presença entre os finalistas é fruto de trabalho conjunto e visão de futuro. “Chegar à final deste prêmio mostra que nosso esforço tanto no Sementes quanto no Formação Avançada em IA em conectar inovação e pessoas está gerando resultados concretos. É mais um estímulo para seguirmos desenvolvendo soluções que melhoram a vida das pessoas”, afirma.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, celebra a visibilidade conquistada. “Ter dois programas da Secti reconhecidos em nível nacional e, pela primeira vez, concorrendo a esse prêmio é motivo de orgulho para todo o Espírito Santo. O Sementes e o Formação Avançada em IA mostram que estamos investindo em inovação de forma descentralizada, inclusiva e estratégica. Estamos na torcida para que essa validação venha coroar esse trabalho”, destacou.

Sementes

O Sementes selecionou 50 startups de várias regiões do Estado e do País. Cada uma recebe um aporte de R$ 100 mil, além de aceleração realizada pela IEBT Innovation, com mentorias, apoio técnico e redes estratégicas de conexões para escalar soluções de impacto socioambiental e econômico em nove municípios da Bacia do Rio Doce: Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Aracruz, Baixo Guandu e Serra.

Para saber mais sobre o programa e as startups participantes, acesse: www.programasementes.com.br

Formação Avançada em Inteligência Artificial

O programa capacita servidores públicos em tecnologias de IA de ponta, preparando-os para criar, implementar e gerenciar soluções inovadoras em diferentes setores. A formação é gratuita, 100% on-line e mediada pela Plataforma Coursera. As inscrições estão abertas a todos os servidores públicos do Estado e devem ser realizadas por meio do formulário disponível na página: formacaoavancada.universidades.es.gov.br/formacao-ia

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui