Cidades

Muniz Freire: evento debate inclusão de pessoas com autismo

O destaque da programação foi a palestra da psicóloga e analista do comportamento Juliana Segal, mestranda em Neuropsicologia.

Redação Redação

Foto: Divulgação

A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi o tema central do evento Dia C – Dia de Cooperar, realizado no último dia 11 de setembro, no Espaço Da Mamma Delicatessen, na sede do município.

A iniciativa, promovida pelo Sicoob em parceria com a Associação de Mães e Amigos de Autistas de Muniz Freire (AMAAMF), reuniu 148 participantes, entre profissionais da saúde, educação, terapeutas e familiares de pessoas autistas.

Leia também: Pagamento ao INSS: TCE-ES retira penalidades de ex-prefeito de cidade do Caparaó

O destaque da programação foi a palestra da psicóloga e analista do comportamento Juliana Segal, mestranda em Neuropsicologia. Ela abordou temas como empatia, inclusão social e estratégias práticas para promover uma sociedade mais acessível. A apresentação foi amplamente elogiada pelos participantes, que destacaram o evento como um espaço importante de aprendizado e troca de experiências.

A AMAAMF

Fundada em julho de 2023, a AMAAMF atua na defesa dos direitos das pessoas com TEA em Muniz Freire, promovendo inclusão social e educacional, apoio às famílias, capacitação de profissionais e combate ao preconceito e ao capacitismo.

A presidente da associação, Adriana da Silva Morgado, ressaltou a importância da disseminação de informações sobre o autismo. “Quanto mais a sociedade tiver acesso ao conhecimento, maiores serão as chances de inclusão das pessoas autistas. Parcerias como essa são fundamentais para promover uma sociedade mais justa e acolhedora”, afirmou.

Além das ações voltadas às famílias, a AMAAMF também trabalha na articulação e fiscalização de políticas públicas para garantir direitos e proteção à população autista.

Presente no evento, o pai de uma criança autista, Anderson Aguiar da Silva, destacou a relevância da iniciativa. “Tenho grande esperança de que a associação venha para ajudar nossos filhos, nossas famílias e toda a sociedade. Sonhar com um atendimento digno para nossas crianças traz paz ao coração. Para que isso se torne realidade, é fundamental a união de todos”, declarou.

Fotos do evento

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui