Muniz Freire: evento debate inclusão de pessoas com autismo
O destaque da programação foi a palestra da psicóloga e analista do comportamento Juliana Segal, mestranda em Neuropsicologia.

A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi o tema central do evento Dia C – Dia de Cooperar, realizado no último dia 11 de setembro, no Espaço Da Mamma Delicatessen, na sede do município.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA iniciativa, promovida pelo Sicoob em parceria com a Associação de Mães e Amigos de Autistas de Muniz Freire (AMAAMF), reuniu 148 participantes, entre profissionais da saúde, educação, terapeutas e familiares de pessoas autistas.
Leia também: Pagamento ao INSS: TCE-ES retira penalidades de ex-prefeito de cidade do Caparaó
O destaque da programação foi a palestra da psicóloga e analista do comportamento Juliana Segal, mestranda em Neuropsicologia. Ela abordou temas como empatia, inclusão social e estratégias práticas para promover uma sociedade mais acessível. A apresentação foi amplamente elogiada pelos participantes, que destacaram o evento como um espaço importante de aprendizado e troca de experiências.
A AMAAMF
Fundada em julho de 2023, a AMAAMF atua na defesa dos direitos das pessoas com TEA em Muniz Freire, promovendo inclusão social e educacional, apoio às famílias, capacitação de profissionais e combate ao preconceito e ao capacitismo.
A presidente da associação, Adriana da Silva Morgado, ressaltou a importância da disseminação de informações sobre o autismo. “Quanto mais a sociedade tiver acesso ao conhecimento, maiores serão as chances de inclusão das pessoas autistas. Parcerias como essa são fundamentais para promover uma sociedade mais justa e acolhedora”, afirmou.
Além das ações voltadas às famílias, a AMAAMF também trabalha na articulação e fiscalização de políticas públicas para garantir direitos e proteção à população autista.
Presente no evento, o pai de uma criança autista, Anderson Aguiar da Silva, destacou a relevância da iniciativa. “Tenho grande esperança de que a associação venha para ajudar nossos filhos, nossas famílias e toda a sociedade. Sonhar com um atendimento digno para nossas crianças traz paz ao coração. Para que isso se torne realidade, é fundamental a união de todos”, declarou.
Fotos do evento




