Governo do ES reforça segurança e ativa plano contra fuga de criminosos do RJ
A medida foi apresentada nesta quinta-feira (30) pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, que coordena o Programa Estado Presente em Defesa da Vida

O Governo do Espírito Santo (ES) colocou em ação um plano de contingência preventivo para monitorar possíveis movimentações de integrantes de facções criminosas após a Operação Contenção, deflagrada pelas forças de segurança do Rio de Janeiro. O governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço, coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, apresentaram a medida nesta quinta-feira (30).
Sendo assim, o plano, elaborado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), tem como objetivo fortalecer o fluxo de informações entre as agências de inteligência estaduais e federais. Além disso, permitindo identificar eventuais tentativas de fuga de criminosos para o Espírito Santo — tanto de foragidos do Rio de Janeiro quanto de capixabas escondidos em território fluminense.
Leia também: Governo do ES autoriza pavimentação da ES-442 entre Linhares e Colatina
“Desde o início estamos acompanhando a repercussão da operação e avaliando os desdobramentos. Nossas equipes de inteligência trabalham integradas, com o apoio do Governo Federal e da Polícia Rodoviária Federal nas divisas. Os líderes do crime sabem que aqui correm grande risco de prisão e, se tentarem voltar, as autoridades os alcançarão. O Espírito Santo é exemplo de segurança pública eficiente, com inteligência, tecnologia e operações cirúrgicas que dão resultados concretos”, afirmou o governador Casagrande.
Plano de contingência
Até o momento, segundo os levantamentos das forças de segurança, não há indícios de migração de criminosos para o Espírito Santo após as ações nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio. Mesmo assim, as forças de segurança reforçaram o monitoramento das estradas que conectam os municípios de fronteira: Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Apiacá, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado e Guaçuí, com apoio da Polícia Rodoviária Federal.
O vice-governador Ricardo Ferraço destacou a importância da atuação integrada. “Assim que soubemos da operação no Rio, o núcleo do Estado Presente se mobilizou. Nosso plano já está em ação, de forma tática e estratégica. Aqui, os bandidos fogem porque sabem que serão presos. Nossas polícias têm atuação firme e efetiva”, ressaltou.
Já o secretário de Segurança, Leonardo Damasceno, afirmou que o crime organizado considera o Espírito Santo um território hostil. “Aliás, aqui, os bandidos não se criam. Líderes de facções que tentaram voltar foram presos rapidamente. Inclusive, nosso monitoramento é profundo, e, se houver qualquer tentativa de fuga para o Estado, estaremos prontos para agir”, garantiu.