Espírito Santo

Jovens da rede pública do ES farão intercâmbio em cinco países em 2025

O projeto oferece aos participantes a oportunidade de estudar por três meses no exterior

intercâmbio sedu
Foto: Freepik

Nesta quinta-feira (16), foram anunciados os países que receberão 350 estudantes da Rede Pública Estadual pelo Programa Intercâmbio Sedu. O anúncio foi feito pelo Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, no Parque Casa do Governador, em Vila Velha.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Segundo informações da Secretaria da Educação (Sedu), o projeto oferece aos participantes a oportunidade de estudar por três meses no exterior, aprimorando o domínio da Língua Inglesa ou Espanhola em instituições internacionais.

Assim, nesta edição, foram disponibilizadas 335 vagas para o curso de Inglês e 15 para o curso de Espanhol. Os destinos definidos são Estados Unidos (100 vagas), Irlanda (90), Inglaterra (85), Canadá (60) e Argentina (15).

Leia também: Governo do ES convoca estudantes selecionado para o Intercâmbio Sedu 2025

O governador Renato Casagrande destacou que o programa é um marco na política educacional do Estado.

“Esse é um trabalho construído a partir do nosso Centro de Idiomas e ampliado em todo o Espírito Santo. No ano passado, enviamos 170 alunos, e agora mais do que dobramos esse número. É uma chance única para esses jovens aprimorarem o idioma e levarem consigo uma experiência que transformará suas vidas”, afirmou.

Além disso, Casagrande ressaltou ainda que os estudantes farão cursos intensivos de idiomas e ficarão hospedados em casas de famílias anfitriãs previamente selecionadas.

Nesse sentido, o programa garante alimentação (café da manhã e jantar), Seguro Saúde e uma ajuda de custo mensal de US$ 400,00, além da primeira parcela ser paga antes do embarque, previsto para janeiro de 2026.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou o caráter formativo da iniciativa. “O Intercâmbio Sedu amplia horizontes, incentiva a autonomia e fortalece a formação cidadã e acadêmica dos participantes. A vivência internacional favorece o aprendizado de forma natural e proporciona aos jovens um crescimento pessoal e cultural significativo”, explicou.

Depoimentos

Entre os selecionados, o estudante Luís Felipe Teixeira da Silva, da Escola Estadual de Ensino Médio Arnulpho Mattos, comemorou a conquista. “Essa viagem é um sonho que se torna realidade graças ao Programa Intercâmbio Sedu. Ele promove inclusão e equidade, garantindo que alunos de diferentes realidades possam viver essa experiência internacional”, disse.

Já o aluno João Vinícius Almeida Manoel Pereira, da EEEM Irmã Maria Horta, também celebrou a oportunidade. “Sempre gostei de aprender novos idiomas e conhecer outras culturas. Essa chance vai me fazer crescer não só academicamente, mas como pessoa. Sou muito grato ao Governo do Estado por tornar isso possível”, afirmou.

O Progama

Criado em 2009, o Programa de Intercâmbio Estudantil Sedu está presente em 23 unidades escolares das 11 Superintendências Regionais de Educação. Desde 2010, integra as atividades do Centro Estadual de Idiomas, com o objetivo de consolidar o aprendizado das línguas estrangeiras e proporcionar aos alunos vivências internacionais que ampliem suas perspectivas educacionais e culturais.

Formada em Licenciatura Letras Português/Literatura. Experiência com assessoria pública e gestão administrativa. Atua na parte esportiva do Aqui Notícias e é cooperadora do podcast esportivo: Linha de Fundo, apresentado toda segunda, quarta e sexta.