Ales vai fiscalizar consórcios públicos do ES para garantir transparência

Nesta terça-feira (9), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou uma reunião extraordinária da Comissão Especial de Fiscalização dos Consórcios Públicos. Durante o encontro, a comissão definiu o calendário e os próximos passos da fiscalização. A partir de fevereiro de 2026, a comissão começará a realizar visitas técnicas aos 15 consórcios públicos ativos no estado.
Segundo o presidente da comissão, deputado Alexandre Xambinho (Podemos), o objetivo é realizar uma inspeção presencial da estrutura, da gestão administrativa, financeira e operacional de cada consórcio. Ele destacou que a comissão pretende assegurar a aplicação responsável e eficiente dos recursos públicos, beneficiando os municípios e a população que depende deles.
Leia também: “Estou pronto para debater o presente e o futuro do ES”, afirma Ricardo Ferraço
Além disso, o deputado ressaltou que a Ales avaliará se os consórcios cumprem os requisitos previstos em lei, garantindo a transparência e a boa governança.
Consórcios públicos
No entanto, os consórcios públicos funcionam como ferramentas de cooperação entre municípios para a realização de serviços e ações conjuntas, como saneamento, saúde, educação e outros.
Aliás, a criação dessa comissão especial pela Ales visa ampliar o poder de fiscalização do Parlamento, assegurando que essas parcerias atendam às leis e princípios da administração pública.
Na reunião, também foi definido que a comissão elaborará um cronograma de visitas técnicas aos consórcios em todo o estado. As datas e o roteiro detalhado serão divulgados posteriormente.
Portanto, essa será a primeira vez que haverá uma inspeção sistemática e institucional dos consórcios públicos do Espírito Santo, realizada por iniciativa do parlamento estadual.
Com informações da assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726