ads-geral-topo
Política

Assembleia do ES debate abuso e exploração sexual infantil

Atividade acontece na próxima sexta-feira, 19 de maio, a partir das 14 horas

Por Redação

2 mins de leitura

em 15 de maio de 2023, às 14h09

Foto: Reprodução | Rede social
Foto: Reprodução | Rede social

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, presidida pela deputada estadual Camila Valadão (PSOL), realizará na próxima sexta-feira (19), a partir das 14 horas, no Plenário Rui Barbosa da Assembleia Legislativa do Espírito Santo uma Audiência Pública para debater sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com o tema “50 anos do caso Araceli: construindo estratégias de proteção à criança e ao adolescente” a audiência é uma parceria entre a Comissão e o Fórum Direito da Criança e do Adolescente do Espírito Santo (Fórum DCA), uma organização composta pela sociedade civil que luta pela garantia integral de direitos de crianças, adolescentes e jovens.

“Garantir e proteger de forma integral os direitos de crianças e adolescentes precisa ser compreendido como uma tarefa de todos nós. Com o objetivo de coletivizar esse debate é que realizaremos a audiência para construirmos juntos propostas de políticas públicas e ações efetivas que garantam um futuro seguro e digno para as nossas crianças e adolescentes”, diz a deputada proponente.

A audiência faz parte das inúmeras atividades que acontecem de forma articulada em todo o país em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado todo 18 de maio.

50 anos do caso Araceli

Neste próximo 18 de maio completa-se 50 anos do assassinato de Araceli Cabrera Sánchez Crespo morta em Vitória. Com somente oito anos de idade, a menina teve seu corpo desfigurado por ácido e sofreu violência e abuso sexual.

Mesmo passada meia década, os acusados Dante de Barros Michelini, Dante de Brito Michelini e Paulo Constanteen Helal foram absolvidos e o crime brutal foi arquivado em 1993.

O caso chocou o estado e o Brasil tornando-se símbolo do enfrentamento ao abuso exploração sexual de crianças e adolescentes e inspiração para criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Audiência Pública – “50 anos do caso Araceli: construindo estratégias de proteção à criança e ao adolescente”

Data: 19/05 (sexta-feira)

Horário: 14 horas

Local: Plenário Rui Barbosa – Assembleia Legislativa do ES

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape