Mudança no ICMS de combustíveis deve tramitar em urgência na Ales
O requerimento será aprovado se obtiver a maioria dos votos

Deve tramitar em urgência na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) a proposta que institui a forma única de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a gasolina e o etanol anidro combustível. Para agilizar a análise do Projeto de Lei (PL) 424/2023, do Poder Executivo, os deputados precisam aprovar requerimento de urgência, em pauta na sessão ordinária desta segunda-feira (5).
O requerimento será aprovado se obtiver a maioria dos votos, sendo necessária, para que a votação ocorra, a presença de pelo menos 16 parlamentares, além do presidente da sessão. A tramitação em urgência implica na permissão para incluir a matéria na pauta de votações da próxima sessão plenária, que pode ser extraordinária ou não.
O PL 424/2023 altera a Lei 7.000/2001 e fixa a cobrança única na fase inicial da cadeia produtiva, em vez de cobrar o imposto parcialmente em todas as fases da cadeia, como tem sido. Devem emitir parecer à matéria as comissões de Justiça e Finanças.
Vetos na pauta
Na Ordem do Dia, permanecem à espera de análise três vetos do governador Renato Casagrande (PSB) a projetos aprovados na Casa legislativa. Para que o Plenário possa apreciar os vetos é necessário, antes, que a Comissão de Justiça elabore seu relatório, rejeitando ou acolhendo os impedimentos.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726