Orquestra de Câmara Tocando em Frente apresenta série de concertos
A série de concertos são viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura
Sob a regência do maestro Fábio Coruja, a Orquestra de Câmara Tocando em Frente inicia no próximo sábado (17) uma série de concertos dentro do projeto 5ª Sinfônica – Igrejas Históricas Capixabas. A primeira apresentação acontece às 20h, na Igreja Matriz São João Batista, em Muqui, com entrada franca.
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), com patrocínio da EDP, o espetáculo percorre a história da música sacra, apresentando um repertório que une arte e fé. Além de Muqui, a orquestra passará também por Venda Nova do Imigrante, Castelo, Alegre e Domingos Martins, tendo sempre como palco as igrejas históricas do Espírito Santo.
De acordo com o maestro Fabio Coruja, o repertório da série de concertos inclui peças conhecidas como “Ave Maria”, de Johann Sebastian Bach e Charles Gounod, e “Jesus Alegria dos Homens”, também de Bach. “O espetáculo traz ainda outras obras consagradas, de Mozart e Händel, com participação da mezzo-soprano Sara Toneto, revelação no canto lírico de Cachoeiro de Itapemirim”, afirma o maestro.
Coordenadora pedagógica do projeto, Jovania Valiati conta que, desde fevereiro, quando tiveram início os estudos para formar o repertório, os alunos recebem uma bolsa de estudos. “Isso tem sido primordial para o desenvolvimento deles. A música como profissão, a economia criativa sendo levada a sério e, de fato, gerando renda aos músicos de nossa cidade, é muito mais do que meramente um cachê, é a prova de que estamos no caminho certo incentivando nossos meninos e meninas a se tornarem músicos profissionais”, destaca.
O projeto 5ª Sinfônica – Igrejas Históricas Capixabas é realizado pela Casa Verde, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que, desde 2005, desenvolve em Cachoeiro de Itapemirim iniciativas voltadas à promoção de trabalho, renda, educação e, principalmente, garantia de direitos da criança e do adolescente.
A Orquestra de Câmara Tocando em Frente tem possibilitado a formação musical de crianças, adolescentes e jovens, não apenas ampliando o acesso à arte e à cultura, mas também estimulando a cadeia produtiva do setor artístico e popularizando as músicas sacra e erudita produzida por músicos cachoeirenses.
Serviço:
5ª Sinfônica – Igrejas Históricas Capixabas
Quando: 17/06 (sábado)
Horário: às 20h
Local: Igreja Matriz São João Batista, em Muqui
Entrada gratuita
Próximas apresentações confirmadas:
07/07 – Venda Nova do Imigrante, no Centro Comunitário
05/08 – Castelo, na Paróquia Nossa Senhora da Penha
12/08 – Alegre, na Paróquia Nossa Senhora da Penha
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.