Política

Presidente nacional da OAB receberá título de cidadão espirito-santense

A honraria será entregue, nesta terça-feira (21), em Iúna

Por Redação

3 mins de leitura

em 20 de jun de 2023, às 17h40

Foto: Divulgação | Assessoria do deputado
Foto: Divulgação | Assessoria do deputado

O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) um Projeto de Resolução que concede o título de cidadão espirito-santense ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, o Beto Simonetti, como reconhecimento pelo envio de recursos da entidade nacional para a construção de novas sedes de três subsecções da OAB no Estado: em Iúna, Colatina e Guaçuí.

A entrega do título foi agendada para ser feita durante a inauguração do novo prédio da entidade dos advogados em Iúna, nesta quarta-feira (21), às 9 horas, quando Beto Simonetti virá ao Estado para participar do evento e interagir com os profissionais capixabas. Nessa data também será feita reunião itinerante do Conselho Estadual da OAB-ES na cidade do Caparaó.

O acerto da data foi feito por Mazinho em Brasília, onde ele se encontra desde segunda-feira (20), quando participou da eleição que indicou o capixaba Luiz Cláudio Allemand como terceiro colocado na lista sêxtupla de candidatos à vaga do ministro Félix Fischer, no quinto constitucional destinado aos advogados no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
BIOGRAFIA
José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, conhecido como Beto Simonetti, é natural de Manaus (AM) e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no triênio 2022-2025. Beto Simonetti é de uma família com forte presença no sistema de Justiça. Filho de Alberto Simonetti Cabral Filho, quefoi quatro vezes presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no seu Estado, e irmão de Alberto Simonetti Cabral Neto, ex-conselheiro federal da Ordem.

É pós-graduado em Direito Pena e em Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas. Cumpriu quatro mandatos consecutivos no Conselho Federal da OAB, tendo sido secretário-geral, diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, Presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado, corregedor-geral adjunto e ouvidor-geral do sistema OAB.

Participou de comissões relevantes para o aperfeiçoamento da legislação e do Sistema Jurídico brasileiro, como a Comissão Especial de Estudo do Projeto do Novo Código de Processo Penal; a Comissão Especial de Transparência e Acesso à Informação; a Comissão Especial de Acompanhamento da Instalação dos Novos Tribunais Regionais Federais; a Comissão Especial Destinada a Propor a Normalização da Prestação de Contas das Campanhas Eleitorais; e a Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB.
Em 31 de janeiro de 2022, Beto Simonetti foi eleito presidente da OAB Nacional com 77 dos 80 votos válidos.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui