ads-geral-topo
Espírito Santo

Governo do ES irá distribuir gratuitamente kits para tratamento de água

Para a inscrição, os produtores devem ter empreendimentos individuais ou coletivos que atuam nos segmentos de agroindústria, empreendedorismo rural ou da pesca, estabelecidos no Estado do Espírito Santo.

Por Redação

3 mins de leitura

em 23 de jun de 2023, às 10h12

Foto: Divulgação/ Governo do ES
Foto: Divulgação/ Governo do ES

O Governo do Estado, por meio do Programa de Agroindústria e Empreendedorismo Rural (Agrolegal), da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), vai distribuir gratuitamente materiais para o tratamento de água das agroindústrias familiares do Estado. Serão distribuídos 160 kits de tratamento simplificado da água para os produtores cadastrados e selecionados no sistema Agrolegal Ater Digital. O objetivo da ação é garantir água potável para a utilização na produção rural, evitando a contaminação dos alimentos e assegurando a melhor qualidade dos produtos.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou que a água utilizada nos processos da agroindústria de alimentos e bebidas é fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos produtos. “O uso da água é indispensável para diversos processos da agroindústria, desde a limpeza, desinfecção, higienização e produção. Essa ação é fundamental para o desenvolvimento sustentável das atividades das agroindústrias familiares, garantindo ainda o aumento da oferta de produtos seguros ao consumo humano no mercado”, pontuou Bergoli.

Nesse sentido, a ação busca disponibilizar gratuitamente as agroindústrias familiares do Espírito Santo, os materiais necessários para a instalação de dosadores de cloro. Isso beneficia os produtores rurais com políticas públicas que evitam o prejuízo financeiro e garantem a saúde alimentar dos consumidores.

Com investimento total de cerca de R$ 99.450 mil, cada kit contém um clorador automático de pastilhas; um tubete com 7 pastilhas de cloro para tratamento da água; um filtro de passagem de água para a retenção de partículas; e um medidor de cloro e PH, acompanhado de estojo e reagentes. Os kits serão disponibilizados e enviados por meio dos escritórios locais do Incaper ou secretarias municipais de Agricultura.

Além dos kits, os beneficiados da ação terão acesso ao manual com orientações de como realizar a instalação destes materiais, produzido pela Secretaria da Agricultura, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Confira o manual aqui.

A distribuição será realizada com base no cadastro dos produtores no sistema Agrolegal Ater Digital, dentro do contexto das ações do Agrolegal. Para a inscrição, os produtores devem ter empreendimentos individuais ou coletivos que atuam nos segmentos de agroindústria, empreendedorismo rural ou da pesca, estabelecidos no Estado do Espírito Santo, cujo faturamento anual seja inferior a R$ 4,8 milhões, conforme o edital.

Os interessados podem se inscrever pelo site, selecionar na aba “Eventos”, e, em seguida, no evento “Solicitação de materiais para tratamento simplificado de água”.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape