Sustentabilidade e Meio Ambiente

Veículos elétricos podem ter isenção de IPVA no Espírito Santo

Iniciativa busca estimular o uso de meios de transporte que gerem menos impacto ao meio ambiente

Foto: Roberto Dziura Jr. | AEN | Governo do Paraná

O Projeto de Lei (PL) 479/2023 isenta do pagamento de IPVA os veículos elétricos, híbridos ou movidos a hidrogênio. A iniciativa é da deputada Janete de Sá (PSB). O objetivo é incentivar o uso desses veículos. A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Finanças da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Para isso, o PL altera a Lei Estadual 6.999/2001, legislação que trata da incidência do Imposto sobre a Propriedade Veículos Automotores (IPVA).  Na justificativa da matéria, a deputada cita o artigo 288 da Constituição Estadual, que determina que o poder público deve estimular a substituição de combustíveis poluentes utilizados em veículos. A autora considera que “um dos grandes mecanismos de indução do comportamento econômico é a isenção tributária”.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo Janete, benefícios dessa ordem já foram aplicados em outros lugares. “A Prefeitura Municipal de São Paulo determinou que todos os proprietários de carros elétricos e híbridos vão ganhar desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Em Curitiba, desde 2019, carros 100% elétricos são isentos de pagamento do estacionamento regulamentado”. O incentivo também tem como base questões ambientais, já que os carros híbridos têm redução de cerca de 80% de emissão de CO2 quando comparado a um veículo comum.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726