Falésias de Marataízes podem virar patrimônio cultural do Espírito Santo
O deputado Dr. Bruno Resende, autor da proposta, destaca a beleza cênica do município do litoral sul do Estado

Com recursos naturais não renováveis e sedimentos que explicam períodos de até 20 milhões de anos, as falésias do município de Marataízes podem ser declaradas como patrimônio cultural, de natureza material e imaterial, paisagístico e ecológico do Espírito Santo. A ideia é objeto do Projeto de Lei (PL) 340/2023, do deputado Dr. Bruno Resende (União).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO deputado defende que as falésias formam “uma paisagem singular, de beleza cênica notável”, de alta geodiversidade, com diversos paleoambientes registrados nas rochas, o que requer políticas para promover a conservação e a valorização.
“Ambientes continentais (lagos, rios e leques aluviais) e ambientes costeiros (praias, planícies de rios próximos à foz marinha). Essas ocorrências geológicas apresentam alto potencial educativo e para o geoturismo devido às grandes exposições rochosas não vegetadas”, afirma Dr. Bruno.
Desde dezembro de 2008 as falésias já são declaradas como monumento natural pelo município de Marataízes.
O PL 340/2023 está em análise na comissão de Justiça. Na sequência será debatido nos colegiados de Cultura, Turismo e Finanças.