Pessoas em situação de rua celebrarão aniversário de Vitória com moqueca
A ideia de fazer essa celebração nasceu em uma das reuniões de acolhida no Centro Pop, quando uma pessoa atendida revelou que nunca havia experimentado a moqueca capixaba.

O Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e o Banco de Alimentos Herbert de Souza fizeram uma parceria, inovando levando a comemoração do aniversário de 472 anos de Vitória para dentro do Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA ideia é conectar, nesta quarta-feira (6), a partir das 9 horas, os atendidos à tradição da culinária capixaba com um verdadeiro Festival de Moqueca Capixaba.
Na programação, moqueca produzida e servida aos atendidos do Centro Pop sob à orientação do chef Leo Jundi, que assina o cardápio da rede Ilha do Caranguejo, parceiro identificado pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) de Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas).
Para a degustação, o Centro Pop será ambientado para servir o prato típico das terras capixabas, e para animar a festa, músicas e atividades culturais relacionados à temática farão referência também ao Dia da Moqueca (30 de setembro), estabelecido pela Lei Municipal 8213.
A proprietária do Ilha do Caranguejo, Lorena Motta, disse que é uma grande oportunidade de retribuir e agradecer à comunidade. “Acreditamos no cuidado com o próximo e no fortalecimento da nossa cultura através da gastronomia, nesse caso, da oferta da nossa tão amada Moqueca Capixaba, um dos maiores símbolos do nosso Estado”, comentou ela.
A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes, contou que a ideia de fazer essa celebração nasceu em uma das reuniões de acolhida no Centro Pop, quando uma pessoa atendida revelou que nunca havia experimentado a moqueca capixaba.
“A partir da fala de um dos atendidos ao relatar que nunca havia experimentado a Moqueca Capixaba, uma grande e potente articulação entre os serviços começou a acontecer a fim de oportunizar esta degustação no aniversário da cidade. O restaurante Ilha do Caranguejo abraçou a ideia para proporcionar essa experiência para que os acolhidos do Centro Pop possam apreciar o patrimônio cultural gastronômico capixaba”, revelou Roseane.
Segundo a gerente de Média Complexidade, Fabíola Calazans, a ação conjunta com a Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional é muito significativa, uma vez que para o Centro POP o alimento é um elemento central no Serviço. “Após sanada esta necessidade humana essencial é possível dar início ao aspecto metodológico de intervenção com os atendidos. Acrescentar à oferta cotidiana ingredientes como arte, história e cultura é tornar o ordinário algo extraordinário e emancipador para os sujeitos”, destacou Fabíola Calazans.
Para a secretária de Assistência Social da capital, Cintya Schulz, “a comemoração é uma oportunidade de valorizar os vínculos, criar novas memórias e estreitar laços familiares e comunitários. As equipes da Semas estão de parabéns por esta articulação e por conseguir trazer novos parceiros do setor privado, disse Cintya.