Capivaras na região do Itabira serão tema de palestra nesta quarta (22)
Moradores do região do Itabira manifestam preocupação com a presença de animais, por serem portadores de carrapatos transmirreos de doenças

A Secretaria Municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Semurb) de Cachoeiro promoverá, nesta quarta-feira (22), uma palestra esclarecedora sobre o conflito entre capivaras e populações humanas na área da Unidade de Conservação Monumento Natural do Itabira.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO evento, agendado para às 17h, será conduzido por representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e acontecerá no Clube Sindifiscal, situado na estrada de acesso à comunidade do Itabira.
Leia também: Formação para servidores abordará temas de organização e atendimento ao cidadão
A palestra é uma iniciativa da Gerência de Recursos Naturais da Semurb, em resposta às crescentes preocupações manifestadas pela Associação de Moradores da comunidade do Itabira. As queixas referem-se à presença constante de capivaras na região e aos casos de mortalidade por febre maculosa registrados no Estado do Espírito Santo durante o primeiro semestre deste ano.
De acordo com a Semurb, as capivaras, por serem portadoras de carrapatos transmissores da doença, tornam-se um elo crítico na propagação desse grave problema de saúde pública.
A palestra buscará esclarecer a interação entre capivaras, a febre maculosa e a população humana, oferecendo informações fundamentadas para dissipar a insegurança que se instalou entre os moradores da comunidade, reafirmando o compromisso da secretaria em promover a conscientização e a coexistência sustentável entre a fauna, flora e população local.