Política Nacional

Proposta cria novas regras para a Loteria Capixaba

De acordo com o PLC 70/2023, estudos de avaliação da viabilidade e conveniência do realizados pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes)

Mega-Sena
Foto: Loterias Caixa

O governo do Estado propõe novas regras para a operação do serviço da Loteria Capixaba, que integra a carteira de projetos do Programa de Parcerias de Investimento do Estado. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 70/2023 regulamenta o serviço de loteria no Espírito Santo, criado pela Lei 1.928/1964, que já havia sido regulamentada pela Lei 11.236/2021, a ser revogada.  

De acordo com o PLC 70/2023, estudos de avaliação da viabilidade e conveniência do realizados pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), indicam a viabilidade jurídica e financeira do modelo de exploração proposto. Conforme o projeto, ficará a cargo do banco estadual a operação e exploração do serviço.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Cachoeiro investe mais de R$ 10 milhões em infraestrutura

Um dos objetivos do Executivo é obter um aumento na arrecadação. “A exploração do serviço de loteria do estado do Espírito Santo deve otimizar o potencial de obtenção de recursos para o Estado, em benefício das finalidades sociais de sua arrecadação, nos termos da legislação nacional regente”, determina o PLC. 

Ainda de acordo com o projeto, serão destinados ao Estado até 12% do total dos recursos arrecadados pela loteria, a serem aplicados em programas nas áreas de cultura, esportes, lazer, assistência social e turismo. O prêmio não retirado pelos ganhadores também deverá ter a mesma finalidade.

Poderão ser utilizados os meios físico ou virtual para captação de apostas, devendo as modalidades lotéricas serem estabelecidas por meio de decreto. A regulação, controle e fiscalização ficará a cargo da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsp).

O texto ainda permite abertura de créditos adicionais para viabilização da futura norma e revoga a Lei 11.236/2021 – que trata da regulamentação da loteria capixaba – e o artigo 2º da Lei 1.928/1964.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726