Por causa do aumento da demanda neste período de festas e férias, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) alerta sobre a importância de abastecer os estoques de sangue.
Conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa), o estoque para alguns tipos de sangue o A – (negativo) e O – (negativo) já está zerado e, portanto, necessita da solidariedade de de pessoas como José Lúcio de Aguiar, 60 anos, morador de Conceição do Castelo, que recebeu o título de campeão em doação de sangue no Estado, para continuar salvando vidas.
“Eu faço isso por uma questão de generosidade e por aqueles que não podem doar por uma série de questões. Para mim é um gesto nobre”, afirma o conceiçoense.
LEIA TAMBÉM: Conceição do Castelo anuncia abono para servidores; confira o valor
De acordo com o Hemoes, ele já fez 62 doações, uma média de 29 litros de sangue. José Lúcio também já ajudou a salvar a vida de mais de 430 pessoas.
“Já sou doador há mais de de 20 anos. Comecei com 35, hoje estou com 60. Mesmo diante de toda dificuldade que é sair daqui de Conceição de Castelo e ir para Vitória, mas não vejo problema”, ressalta.
Como a doação é permitida até os 70 anos, José Lúcio destaca que enquanto não chegar lá vai continuar doando e contribuindo para salvar mais vidas. Inclusive, ele já se prepara para, nesta quinta-feira (28), se dirigir à capital capixaba para exercer pela 63ª vez esse ato de solidariedade e amor ao próximo.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.