Oportunidades

SESA seleciona profissionais para o Programa de Formação na Atenção Primária

São 91 vagas e as oportunidades estão distribuídas em 42 municípios do Estado

Foto: Divulgação Governo do ES

 Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), abriu um processo seletivo simplificado para a formação de profissionais no Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Ao todo, portanto, são 91 vagas para diversas categorias profissionais, distribuídas em 42 municípios do Espírito Santo, além do cadastro de reserva. 

As inscrições, contudo, começaram no dia 15 de janeiro e vão até 4 de fevereiro, pelo site  https://icepi.es.gov.br/editais/abertos. O edital ICEPi/SESA Nº 006/2024 pode ser consultado no mesmo endereço eletrônico.

Leia também: SUS recebe pílula única para o tratamento do HIV

Serão, portanto, reservados aos candidatos negros e indígenas o percentual de 20% das vagas existentes, conforme disposição expressa na Lei Estadual nº 12.010, de 21 de dezembro de 2023.

O valor das bolsas varia de R$ 3.500 a R$ 15 mil, a depender do cargo. Os cursos fazem parte do Provimento e Fixação de Profissionais e têm duração de três anos. 

Formação em Consultório na Rua na APS

Para a Formação em Consultório na Rua na Atenção Primária à Saúde (APS) podem se inscrever assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, médicos clínicos, profissionais de educação física, psicólogos e terapeutas ocupacionais. 

Formação em Interprofissionalidade em Equipe Multiprofissional Ampliada na APS

Podem se inscrever para a Formação em Interprofissionalidade em Equipe Multiprofissional Ampliada na APS profissionais de diversas categorias. A

Assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional arte educador, profissional de educação física, profissional de gerontologia, psicólogo, sanitarista e terapeuta ocupacional.

Formação em Saúde da Família/APS

Cirurgiões-dentistas e enfermeiros podem se inscrever para a Formação em Saúde da Família/APS pelo edital nº 006/2024.

Aliás, a Formação em Saúde da Família/APS é direcionada para médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros, mas a seleção dos médicos está em andamento no edital ICEPi/SESA nº 004/2024.