Política Nacional

Proposta de senador do ES pode acabar com fogos de artifícios no Brasil

Outras propostas com este objetivo seguem em tramitação no Senado Federal

Flavio Cirilo Flavio Cirilo

Foto: Divulgação | Governo do ES

O uso de fogos de artifício com estampidos poderá ser proibido no Brasil. De acordo com o Senado Federal, várias propostas em discussão tratam do assunto. Entre elas, está o projeto de lei (PL 439/2021), de autoria do senador do Espírito Santo, Fabiano Contarato (PT-ES).

A medida, que tramita na Comissão de Meio Ambiente, proíbe a fabricação, venda e uso de fogos de artifício em todo o país, com penas de multa e prisão de até quatro anos para quem descumprir a norma.

LEIA TAMBÉM: Prefeitos podem ser condenados sem parecer de câmaras; entenda

O projeto “proíbe a fabricação, a importação, a comercialização e a utilização, em todo território nacional, de artigos pirotécnicos que estejam em desacordo com os limites de emissão sonora estabelecidos em regulamento, excepcionada a fabricação para exportação; e tipifica tais condutas como crimes ambientais”.

Outras propostas com este objetivo são o PL 5/2022 do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e o PL 2.130/2019, apresentado pela sociedade.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Flavio Cirilo
Flavio Cirilo

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade 2 de Julho e MBA em Comunicação Corporativa pela Unifacs, já trabalhou como produtor de jornalismo all news na Band News FM Salvador. Exerceu a função de assessor de imprensa e comunicação na Prefeitura de Madre de Deus, Grupo Varjão e Câmara Municipal de Salvador.