Setor de petróleo e gás cresce 23% no Espírito Santo
Comissão especial da Ales debateu financiamento e licenciamento do segmento em feira na capital; Bandes apresentou dados de 2023

Dados do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) dão conta de que o setor de Petróleo e Gás cresceu 23,1% no estado em 2023. Foi R$ 1,3 bilhão arrecadado em royalties só no último ano.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiPara falar sobre licenciamento e financiamento para o setor, a Comissão Especial do Petróleo, Gás e Energia da Assembleia Legislativa realizou nesta terça-feira (2) uma reunião extraordinária na abertura da Feira Vitória Petroshow 2024.
LEIA TAMBÉM: Reconstrução: Mimoso recebe apoio para elaboração de projetos
O evento realizado no Centro de Convenções de Vitória atraiu empresários do setor e contou com a apresentação do presidente do Bandes, Marcelo Saintive, que falou sobre as linhas de crédito disponíveis para atrair investidores. Também participou da reunião o diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Alaimar Fiuza. O gestor explicou que o foco da instituição está no desenvolvimento sustentável.
“Um desafio de qualquer órgão ambiental, e esse é o principal desafio do Iema, colocado pelo governador Renato Casagrande (PSB). É a gente ter como missão, ser um agente de desenvolvimento sustentável. Quando a gente faz esse olhar de agente de desenvolvimento sustentável, a gente tem que olhar certamente com cuidado ambiental, obrigatoriamente, para mitigar os riscos”, explicou Fiuza.
“Mas a gente também tem uma preocupação com o que é gerado de riqueza. (…) Qualquer bom empreendimento só é bom se ele for sustentável, se ele for bom ambientalmente, controlado, adequado, mas também se ele gerar riqueza e se gerar valor para a sociedade”, complementou.
“Essa é uma diretiva que temos no Iema. (…) Estamos sensíveis para o diálogo, para discussões e para as argumentações do setor produtivo. A gente precisa ser mais efetivo também no controle, para que a gente entregue para a sociedade, de fato, um desenvolvimento sustentável, que seja bom para a nossa geração, mas também para o futuro”, finalizou o gestor.
O presidente do colegiado, deputado Alexandre Xambinho (Podemos) foi o responsável por conduzir os trabalhos. “Tiramos a comissão de dentro da Assembleia para dentro da Vitória Petroshow. Essa é uma feira que tem tudo para ser um sucesso. A gente tem a expectativa de ter mais de R$ 150 milhões em investimentos aqui, de negócios realizados durante o evento. E nós trouxemos a comissão para dentro da feira, para que a gente possa atender as demandas do setor”, afirmou o parlamentar.
“É um setor pujante, um setor que tem uma parcela significativa dentro da receita do Estado, que gera muito emprego. Nós temos mais de 12 mil empregados diretos no setor de petróleo e gás hoje no estado do Espírito Santo. É uma parcela importante da economia capixaba, e que nós estamos fomentando, crescendo e desenvolvendo dentro do Estado”, concluiu Xambinho.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726