Marataízes: proposta declara festa centenária como imaterial
Projeto considera patrimônio festejos à Nossa Senhora dos Navegantes, no município de Marataízes, que completaram 135 anos em 2024

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, no município de Marataízes, foi declarada pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa (Ales), como patrimônio cultural imaterial.
A proposta, contida no Projeto de Lei (PL) 846/2023, é de autoria do deputado estadual e presidente do Poder Legislativo, Marcelo Santos (Podemos). A medida foi aprovada em reunião extraordinária nesta terça-feira (16).
LEIA TAMBÉM: Proposta de Contarato torna homicídio no trânsito crime inafiançável
Na justificativa, o autor lembra que a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes é um dos principais cartões postais do município. Ainda afirma que a festa no final de janeiro e começo de fevereiro atrai milhares de fiéis, finalizando com a tradicional procissão fluvial pela foz do Rio Itapemirim.
O relator do projeto, deputado Gandini (PSD), defendeu a necessidade de “cada vez mais imaterializar festas e questões culturais” como mecanismo de preservação da nossa história.
Já o deputado Sergio Meneguelli (Republicanos), lembrou que os festejos à Nossa Senhora do Navegante são dos mais fortes do País, feitos em diversos locais.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726