Inteligência ajuda a amenizar distúrbios mentais? Confira
De acordo com o artigo, não basta apenas ter e desenvolver a inteligência, é preciso saber direcioná-la corretamente para ter benefícios preventivos em relação a transtornos mentais

A inteligência é a habilidade mais importante do ser humano. Assim, tendo tido influência direta na evolução humana através do aprendizado, raciocínio, processamento de informações e resolução de problemas. No entanto, além de ser fundamental para diversas habilidades cotidianas, a inteligência também teria uma forte relação com a manifestação de sintomas de distúrbios mentais.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiLeia também: “Abril Marrom” alerta para perda de visão no Espírito Santo
Contudo, os distúrbios mentais são condições que afetam o funcionamento psicológico e emocional de uma pessoa. Assim, eles podem acontecer por diversos fatores, como o ambiente, genética, estilo de vida e até mesmo o desenvolvimento da inteligência.
É o que indica o novo artigo “O desenvolvimento da inteligência como método para amenizar os problemas relacionados aos distúrbios mentais”, publicado no CPAH – Centro de Pesquisa e Análises Heráclito pelo Pós PhD em neurociências e membro da Royal Society For Neuroscience nos Estados Unidos, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, em parceria com o Médico Psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento.
“Estudos indicam uma ligação ‘inversamente proporcional’ entre o QI e os transtornos mentais. Assim, sugerindo que um maior desenvolvimento da inteligência está relacionado a um menor risco de desenvolvimento de condições neurológicas ao longo do tempo”.
“Pessoas com alto QI possuem características que ajudam na resolução de problemas mentais e no predomínio de ondas alfa no cérebro. Ligadas à serotonina para promover relaxamento e bem-estar”, explica Dr. Fabiano de Abreu.
É preciso saber direcionar a inteligência
Ainda de acordo com o artigo, não basta apenas ter e desenvolver a inteligência, é preciso saber direcioná-la corretamente para ter benefícios preventivos em relação a transtornos mentais.
“Outro aspecto importante a ser considerado é a relação entre transtornos mentais, especialmente o narcisismo, e a região pré-frontal do cérebro, também fortemente relacionada à inteligência. Aliás, isso sugere uma forte conexão entre o desenvolvimento da inteligência e o controle de aspectos ligados a transtornos mentais”.
“Mas para ter benefícios em relação a transtornos mentais é necessário que a inteligência precisa seja direcionada positivamente, como para desenvolvimento de projetos pessoais ou profissionais. Pois, se voltada para impulsividade, pode ter efeito contrário e aumentar o sofrimento relacionado aos transtornos”, explica Dr. Fabiano.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726