Política Nacional

“PL do Veneno”: veja como votaram os deputados capixabas

Na Câmara dos Deputados, apenas dois capixabas votaram a favor da manutenção do controle dos agrotóxicos pela Anvisa e Ibama.

Por Flavio Cirilo

2 mins de leitura

em 13 de maio de 2024, às 10h43

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil

Sete dos nove deputados federais capixabas votaram para que os agrotóxicos não passem pelo controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A retirada do controle dos órgãos sobre registro dos agrotóxicos foi votada na última quinta-feira (9), após os parlamentares derrubarem o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao dispositivo 47.23.001 – inciso V do § 5º do art. 4º, do PL 1459/2022 , conhecido como “PL do Veneno”.

LEIA TAMBÉM: Guardas-vidas realizam buscas por jovem desaparecido em praia de Anchieta

No Senado Federal, dos 72 senadores, 4 votaram a favor do controle dos agrotóxicos pelos órgãos federais, 67 contra e 1 em branco.

Já na Câmara dos Deputados, 99 parlamentares votaram a favor do controle desses produtos pela Anvisa e Ibama, 344 contra, 1 se absteve e 10 votaram branco.

Entre os parlamentares capixabas, apenas dois votaram a favor da manutenção do controle dos agrotóxicos pelos órgãos federais.

Veja como votaram os deputados capixabas

Foto: Reprodução | Congresso Nacional

Com a decisão, o controle do registro dos agrotóxicos, pesticidas e outros produtos de controle ambiental passa a ser exclusivo do Ministério da Agricultura.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui