Política Nacional

Médico capixaba morto no RS pode ser homenageado na Casa de Leis do ES

Projeto sugere que Central de Regulação do Samu receba o nome de Leandro Médice, que morreu enquanto ajudava vítimas das enchentes no sul

Foto: Reprodução | Rede social

No último dia 13 de maio, o Espírito Santo lamentou a morte do médico capixaba Leandro Medice, ocorrida no Rio Grande do Sul, onde ajudava vítimas das enchentes.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Para homenageá-lo, o deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) apresentou proposta que dá o nome do profissional à Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), instalada no município de Serra.

LEIA TAMBÉM: Senado: projeto suspende impostos para obras após catástrofes

Tramitando na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o Projeto de Lei (PL) 288/2024 acrescenta item ao Anexo I da Lei 10.975/2019, denominando a unidade como Central de Regulação do Samu “Médico Doutor Leandro Medice”. 

Em sua justificativa, Bahiense afirma que o profissional é “um verdadeiro herói capixaba”. O parlamentar conta que Medice trabalhou como médico intensivista e, também, no Samu. 

“Durante nove anos, o profissional fez parte do corpo clínico do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), entre 2012 e 2021. Medice atuou no hospital como médico intensivista na unidade de terapia intensiva (UTI). Era proprietário do Instituto Medice, em Vila Velha, e decidiu se dirigir ao Estado do Rio Grande do Sul (RS) para prestar auxílio aos milhares de desamparados naquele Estado pelas fortes chuvas havidas”, acrescenta. 

Ainda segundo o deputado, o médico tinha “espírito altruísta”, era saudável e sem histórico de doenças. E complementa:“(…) sofreu um mal subido, tendo sido encontrado já morto pelos parceiros num abrigo (…), sendo essa a sua primeira missão humanitária.” 

Tramitação

Propostas dessa natureza tramitam apenas na Comissão de Justiça, que deverá emitir e votar o parecer. Bahiene apresentou requerimento para que a matéria tramite em urgência, mas o pedido ainda deve ser analisado em plenário.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726