ads-geral-topo
Saúde e Bem-estar

Obesidade infantil no Espírito Santo: confira estratégias para combater

O alerta foi feito pela médica Tania Mara Perini na reunião extraordinária da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa

Por Redação

2 mins de leitura

em 19 de jun de 2024, às 17h16

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Brasil tem quase três vezes mais obesidade infantil que a média global. Em 2025, serão mais de 11 milhões de crianças com obesidade no país. E o excesso de peso pode gerar consequências tanto na saúde física quanto mental, com impactos ao longo de toda a vida. 

O alerta foi feito pela médica Tania Mara Perini na reunião extraordinária da Comissão de Saúde, realizada nesta terça-feira (18).

LEIA TAMBÉM: PC prende mulher suspeita de roubo após encontro por aplicativo no ES

De acordo com ela, a obesidade infantil “é uma doença, é uma morbidade, não é uma questão estética. A obesidade vai gerar problemas em praticamente todo o organismo, desde os joelhos (…), alterações renais, gastrointestinais (…), endócrinas (…), pulmonares (…). Alterações cardiovasculares, então, nem se fala. Já temos crianças com hipertensão”, ressaltou a nutróloga pediatra. 

Além dos impactos na saúde física, a médica destacou que a obesidade infantil também deixa crianças e adolescentes mais propensos à depressão, ansiedade, baixa autoestima, insatisfação corporal, ideação suicida, baixo desempenho acadêmico, entre outras consequências.  

Para frear o crescimento das taxas de obesidade é preciso atenção desde a gravidez. Nos primeiros mil dias de vida – período que engloba a gestação e os dois primeiros anos de vida – são necessários cuidados redobrados. “Tudo o que se faz nesses primeiros mil dias deixa uma programação metabólica para a vida adulta”, frisou.  

Mas, mesmo com tendência genética ao excesso de peso, o estilo de vida com alimentação saudável e atividade física regular auxilia muito na prevenção da obesidade e de todas as suas consequências. Entre as estratégias citadas para combater o problema está o envolvimento de toda a família e da comunidade, além de intervenções educacionais nas escolas. 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape