Obras de pavimentação no ES: benefícios vão além do asfalto
O objetivo do programa é adequar e pavimentar as estradas rurais do Estado, oferecendo às áreas com maior densidade da agricultura familiar uma melhor trafegabilidade
Os benefícios das obras de pavimentação no Espírito Santo vão além do recapeamento asfáltico.
De acordo com informações da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), responsável pelo Caminhos do Campo, programa de pavimentação de estradas rurais e municipais, a iniciativa melhora o escoamento da produção e reduz os custos e as perdas dos produtos perecíveis.
O objetivo do programa é adequar e pavimentar as estradas rurais do Estado. Além disso, oferece às áreas com maior densidade da agricultura familiar uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, redução de custos e perdas de produtos perecíveis.
LEIA TAMBÉM: Farmácias em Cachoeiro: veja quais estão funcionando neste domingo (1)
Além de facilitar a mobilidade da comunidade, especialmente a rural, e desenvolver o agroturismo, as obras de pavimentação também contribuem para atrair mais turistas para as áreas rurais.
Assim, gera novas oportunidades de renda por meio de agroindústrias, pousadas, restaurantes e artesanato rural.
Como funcionam as obras de pavimentação
Ainda segundo informações da Seag, o programa de obras de pavimentação no Espírito Santo também apresenta o menor custo por quilômetro do país.
A iniciativa utiliza os materiais naturais existentes na região. Ainda respeita ao máximo o traçado original, aliando ao uso de tecnologias de última geração para o tráfego característico das estradas rurais.
Em geral, os municípios contratam os projetos das obras, o Idaf executa os licenciamentos ambientais e as empresas de pavimentação rodoviária executam os projetos.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui