Política Nacional

Proposta visa mais empregos para jovens no Espírito Santo

O PL abrange várias vertentes, incluindo a qualificação como foco profissional de alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio

Foto: Reprodução | Agência Brasil

Em discussão na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o Projeto de Lei (PL) 466/2024 se preocupa em qualificar o jovem e buscar inseri-lo no mercado de trabalho. A iniciativa é assinada pelo deputado Denninho Silva (União) e visa estimular o desenvolvimento econômico por meio da geração de emprego e renda.

Na justificativa do texto, o autor aponta a inexperiência como um dos principais obstáculos ao ambiente profissional e frisa a responsabilidade do poder público em liderar ações para reverter esse cenário e possibilitar aos iniciantes uma preparação adequada. 

LEIA TAMBÉM: Nova chapa: coligação substitui candidato a prefeito em Kennedy

O parlamentar pontua ainda que a exclusão social causada pelo desemprego apresenta consequências graves, com impactos na saúde mental e na vida profissional do indivíduo. Além disso, acrescenta, o problema contribui para o aumento da violência, prostituição e uso de drogas. 

O PL abrange várias vertentes, incluindo a qualificação como foco profissional de alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio; a busca por postos de trabalho para desempregados e subempregados; além da manutenção dos vínculos em momento de crise econômica, entre outros pontos. 

Segundo Denninho, o programa “Banco de Empregos para a Juventude” será vinculado à secretaria de Estado competente e caberá ao Executivo conceder incentivos fiscais às empresas que aceitarem em seus quadros quem estiver iniciando a vida no mercado de trabalho, incluindo adultos.

Também poderão ser contemplados com benefícios pessoas jurídicas que desenvolverem, entre outros, projetos de geração de emprego e renda e de qualificação de jovens; ofertarem vagas de estágio para primeiro emprego; e atuarem no trabalho solidário por meio de convênio com o ente público. 

Os deputados das comissões de Justiça, de Direitos Humanos, de Educação e de Finanças vão analisar a proposição antes que ela seja votada pelo Plenário.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726