Cultura

Festa Literária Combiousa terá edição em Piúma

A Caravana Combiousa é realizada pela Editora Cousa e Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult).

Por Redação

5 mins de leitura

em 24 de set de 2024, às 17h01

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Depois de passar por Anchieta, agora é a vez do município de Piúma receber a Festa Literária Combiousa, que traz atrações gratuitas e inclusivas no próximo fim de semana na Escola de Ensino Fundamental Itapuranga.

A programação começa no sábado, dia 28, com o Sarau Combiousa, das 14h às 17h, que terá artísticas convidados e palco e microfone abertos para quem quiser participar. No domingo (29), no mesmo horário, a tarde será de shows com Banda Flor, de Vitória, e Wavilla, de Piúma.

Leia também: Escritora de Cachoeiro lança livro com atividades para conhecer candomblé

O evento ainda vai contar com a Combiousa, um veículo adaptado para servir como um centro cultural itinerante, com foco no incentivo à leitura, e com brinquedos e distribuição de algodão doce e pipoca para as crianças presentes. O evento também contará com presença de intérprete de libras para propiciar maior inclusão.

No sábado, a abertura do Sarau contará com presença dos artistas Predok e Pierrer, que trarão contribuições de música e poesia em espaço em que outros artistas e público em geral também poderão subir ao palco para trazer sua arte, seja cantando, declamando, dançando ou trazendo outras manifestações.

No domingo, o público poderá curtir apresentações musicais também carregadas de poesia e literatura, com as obras lúdicas e autorais da Banda Flor, com foco no público infantil, e com mistura rítmica e a atuação performática de Wavilla.

A Caravana Combiousa é realizada pela Editora Cousa e Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult). O projeto tem patrocínio da EDP via Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (Licc). Conta ainda com apoio da UFES, Ifes Campus Piúma e FortElétrico.

Coletânea de escritores

Outra ação da Caravana será a publicação do livro “Antologia Combiousa”, que vai reunir textos literários de até 60 escritores experientes ou iniciantes dos municípios de Piúma e Anchieta. As inscrições foram prorrogadas e seguem abertas até dia 1º de outubro por meio de formulário online: https://forms.gle/m2ycCXoTFmKkMLQq7

Cada pessoa pode inscrever um texto com até duas laudas em letra Arial tamanho 12 e espaçamento de 1,5. Os interessados, que devem comprovar residência em Piúma ou Anchieta , precisam preencher o formulário online e fazer upload do texto e documentos. A publicação é aberta apenas para textos inéditos escritos por pessoas maiores de 18 anos, ou, se menores, mediante autorização do responsável legal.

O livro com a antologia de textos será lançado em dezembro deste ano com um evento que vai reunir os escritores selecionados e os curadores, incluindo ações para público infanto-juvenil, shows musicais, sarau e participação de artistas locais. A curadoria da obra será feita por escritores reconhecidos e premiados: Henrique Rodrigues, Caê Guimarães e Fabiani Taylor.

“A gente precisa conectar produção e difusão literária porque uma não existe sem a outra. Se a gente publicar um livro e não pensar em como esse livro vai chegar nas pessoas, a gente não conseguirá realizar o objetivo, que é fazer a obra chegar até o outro”, explica Saulo Ribeiro, diretor da Editora Cousa.

Sobre os artistas

PREDOK

Pedro Henrique Gomes, conhecido como “PREDOK”, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e reside atualmente em Piúma.

Vem contribuindo para a cena cultural desde 2020, indo das batalhas de rap a produções audiovisuais como “Salve Cachoeiro”, obra que conquistou o 1° lugar no concurso “Olhares sobre Cachoeiro” realizado pelo Cineclube Jece Valadão.

Suas letras expressam luta, reflexão e autenticidade, explorando amor, dor, lealdade e fé, enquanto buscam sentido no caos e na superação dos desafios.

PIERRER

Artista natural da cidade de Piúma, Pierrer, atua com a cultura urbana há mais de 14 anos, fomentando atividades principalmente na cidade de Anchieta, onde reside atualmente.

Músico e compositor, o rapper hoje também atua como produtor cultural, realizando projetos como o Parada Underground, evento que busca valorizar artistas locais envolvendo todos elementos do movimento hip hop e outras culturas.

BANDA FLOR

A Banda Flor é um grupo musical que prioriza suas composições autorais mas também espaço para a execução de algumas canções  do dia-a-dia da criança na escola e em casa.

Trabalhando com temas lúdicos e alegres, busca aproximar ao máximo o público e fazer com que se sinta  pertencente ao momento musical proposto, trazendo brincadeiras cantadas, provocando a  movimentação do corpo, percepção dos ritmos, a voz, o coletivo, a imitação, o silêncio, explorando assim a interação entre público e artista.

WAVILLA

Wavilla é um cantor brasileiro conhecido por sua voz marcante e presença cativante no palco. Com uma mistura única de ritmos contemporâneos e influências tradicionais, ele se destaca por suas composições emocionantes e performances enérgicas.

Seu estilo versátil o torna um artista querido por diversos públicos, e suas músicas frequentemente exploram temas universais de amor e autoexpressão. Com uma carreira em ascensão, Wavilla promete conquistar ainda mais admiradores com seu talento e paixão pela música.

Para saber mais sobre o projeto, é possível acompanhar o Instagram @caravanacombiousa.

Agenda cultural

  • Data: 28 e 29 de setembro (sábado e domingo)
  • Horário: 14h às 17h
  • Local: EMEF Itapuranga – Rua Alegre, s/n, Bairro Monte Aghá – Piúma (ES)

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui