A oitava edição do Slam ES, maior competição de poesia falada do Espírito Santo, já tem data marcada. No próximo dia 20, domingo, a partir das 14h, a poética das periferias vai levar ainda mais arte ao Museu Capixaba do Negro (Mucane), em Vitória.
Sendo assim o evento será realizado pelo coletivo Xamego, com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Leia também: Alegre recebe evento de literatura, música e artes dramáticas
Além disso a disputa definirá o(a) poeta capixaba que representará o estado na competição nacional, o Slam BR, a programação vai contar com oficinas, lançamento coletivo de livros, atrações musicais entre outras atividades. Assim sendo tudo de forma gratuita.
“Não se trata apenas de uma competição para determinar o representante capixaba na etapa nacional, esse é um momento de celebração da cultura por reunir poetas de todo o estado”, reforça João Martins, poeta e co-organizador do Xamego.
Segundo João, o Slam ES é de grande importância para a cena capixaba do slam, uma vez que representa o primeiro contato de muitas pessoas com a manifestação artística:
“É um evento importante para a manutenção da cultura do Slam no Espírito Santo, tanto por estimular o surgimento de novos poetas e comunidades de Slam, quanto por ampliar o conhecimento da população sobre essa cultura”.
Você sabe o que é Slam?
O Poetry Slam ou Slam de Poesia surgiu na década de 1980, em Chicago, nos Estados Unidos, quando Marc Smith teve a ideia de atribuir notas às poesias declamadas em uma noite de recital.
Ele batizou a dinâmica de Grand Poetry Slam e gradualmente a modalidade se difundiu pelo país e pelo mundo. Contudo o “esporte da poesia” chegou no Brasil em 2008, com o Zap! Slam, e no Espírito Santo em 2015, por meio do Slam Botocudos.
Em 2019, surge o Slam Xamego, o primeiro slam afetivo do Estado que, desde 2022, é responsável pela organização da competição estadual de poesia falada, o Slam ES.
Programação do evento
- 14h às 15h30 – Oficina de Confecção de livros artesanais
- Na oficina, o poeta Vitor Miguel transmite conhecimentos essenciais para a produção de zines
- 14h às 15h30- Oficina de Performance poética
- Na oficina, o artista Jadson Titânio compartilha dicas de como utilizar o corpo para aperfeiçoar sua apresentação diante do público.
- 15h30 às 16h – Lançamento coletivo de livros
- Uma oportunidade para autores capixabas, independentes ou não, apresentarem e comercializarem publicações autorais
- 16h10 às 17h40 – Mesa sobre a História do Slam no Espírito Santo
- Poetas que ajudaram a escrever a história do Slam no estado falam sobre as conquistas e desafios dessa trajetória.
- 18h às 20h – Competição do Slam ES 2024
- Os poetas campeões dos circuitos de slam realizados por comunidades de todo o Espírito Santo disputam o título de campeão do Slam ES, que garante uma vaga na competição nacional, o Slam BR.
- 20h às 21h – Pocket Show da Afronta MC
- A artista capixaba que tem levado a potência do rap para todo o Brasil vai encerrar a oitava edição do Slam ES.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui