ads-geral-topo
Esportes

Com recorde de atletas, capixabas disputam Jogos Universitários Brasileiros

A principal competição universitária do país começa nesta quarta-feira (9) e, vai até o dia 19 de outubro

Por Redação

2 mins de leitura

em 10 de out de 2024, às 09h45

Foto: Divulgação/CBDU
Foto: Divulgação/CBDU

A primeira parte da delegação que vai representar o Espírito Santo nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) viajou, nesta terça-feira (8), para Brasília (DF), local da competição. Ao todo, mais de 200 pessoas, entre atletas, técnicos e staffs, vão representar o Estado na principal competição universitária do país, que será disputado a partir desta quarta-feira (9) até o dia 19 de outubro.

Leia também: Thaly Brito e “Koisa Nossa” agitam finais da Copa Paraíso em Cachoeiro

Os Jubs serão divididos em dois blocos: o primeiro, até o dia 13 de outubro, incluirá modalidades como atletismo, basquete X1, jiu-jitsu, e E-sports, como League of Legends e Free Fire. Já o segundo bloco, que se inicia no dia 13 e se estende até o dia 19, abrigará as modalidades coletivas, com jogos de basquete, futsal, vôlei, handebol, entre outras.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Espírito Santo consegue bater o seu próprio recorde com relação ao tamanho da delegação, segundo o presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim. “É a primeira vez que passaremos a barreira dos 200 inscritos e isso é uma alegria enorme para a Federação, pois mostra a força do esporte universitário aqui no Estado. Ao todo, são 213 pessoas durante as duas semanas, sendo 188 atletas”, comentou.

Com o aumento da delegação, a expectativa é que o número de medalhas também aumente. No ano passado, durante a edição do Jogos Universitários Brasileiros, em Joinville (SC), o Espírito Santo encerrou sua participação com nove medalhas, sendo um ouro, três pratas e cinco bronze.

O vôlei masculino, com alunos da Multivix, foi o destaque nas modalidades coletivas, conquistando a única medalha dourada para o Estado. Nas individuais, destaque para os atletas do wrestling, que fecharam a competição com cinco conquistas.

“Estou muito esperançoso quanto ao número de medalhas. Acho que temos tudo para passarmos essas nove de 2023, principalmente porque o atletismo e a natação voltam a fazer parte dessa competição maior”, frisou Amorim.

Jubs

Esta será a terceira vez em quatro anos que o Jubs é realizado em Brasília. Nesta edição, aproximadamente sete mil participantes de todos os estados e do Distrito Federal participarão do evento. No total, 375 instituições de ensino superior (IES) vão competir em 31 modalidades, sendo 16 delas do Espírito Santo.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape