ads-geral-topo
Geral

Frente fria no Sudeste: ES deve receber muita chuva até domingo (17)

Muitas regiões podem registrar mais de 80 mm de chuva, e algumas áreas pontualmente poderão ultrapassar os 100 mm

Por Redação

2 mins de leitura

em 14 de nov de 2024, às 17h00

Foto: Climatempo
Foto: Climatempo

A partir da próxima sexta-feira (15), feriado de Proclamação da República, a frente fria deixará de ser estacionária e o cenário de chuvas no Sudeste deve continuar. A forte variabilidade dos ventos em altos níveis somada com o aporte de umidade da faixa norte do Brasil em direção ao Sudeste, intensificando a instabilidade.

Segundo a empresa de meteorologia do Climatempo, os acumulados previstos para os próximos dias indicam volumes significativos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Muitas regiões podem registrar mais de 80 mm de chuva, e algumas áreas pontualmente poderão ultrapassar os 100 mm.

Essa situação exige atenção redobrada das autoridades e da população, especialmente em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos de terra, considerando a continuidade das condições adversas nos próximos dias.

Leia também: Se prepare! Cidades do ES recebem novos alertas de chuvas intensas

O que é frente fria estacionária?

Uma frente fria estacionária ocorre quando um sistema frontal para de avançar e permanece praticamente estático sobre uma região. Isso acontece quando os ventos dos dois lados da frente têm forças equivalentes, impedindo seu deslocamento. Nessa situação, a massa de ar frio e a massa de ar quente se equilibram, criando uma faixa de instabilidade. O resultado são chuvas prolongadas, tempestades ou céu nublado por vários dias, dependendo das condições climáticas locais.

Além disso, uma cidade do Espírito Santo apareceu na lista de cidades que registraram maiores acumulados de chuvas registrados nas últimas 24 horas. Veja a lista completa!

  • Brumadinho (MG): 110,2 mm
  • Congonhas – Lobo Leite (MG): 103,1 mm
  • Congonhas – Dom Oscar (MG): 82,1 mm
  • Ouro Preto – Alto Dom Bosco (MG): 79,1 mm
  • Afonso Cláudio (ES): 77,4 mm
  • Rio de Janeiro – Alto da Boa Vista (RJ): 71,0 mm
  • Juiz de Fora – Chapéu D’Uvas (MG): 62,1 mm
  • Taiobeiras (MG): 59,6 mm
  • Santos Dumont – Zona Rural (MG): 58,6 mm

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape