Livro traz trajetórias de cineclubes capixabas
Obra organizada por Nathan Moretto é lançada em parceria das editoras Cousa e Cigana

Reunindo relatos de experiências culturais comunitárias, o livro “Cineclubes Capixabas: Resistências para Adiar o Fim do Mundo”, de autoria do professor e pesquisador Nathan Moretto, mostra como os cineclubes têm atuado no engajamento comunitário e na democratização do acesso ao cinema e ao audiovisual. A obra está disponível para venda em valor promocional no site da Editora Cousa, que lança o livro em parceria com a Editora Cigana.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiLeia também: Alunos realizam teatro para conscientização contra o bullying
Os relatos são Cineclube Afoxé, Cineclube Colorado, Cineclube Ecosocial, Cineclube El Caracol, Cineclube Metrópolis, Cineclube Montanha Sagrada, Cineclube Nome Provisório e Cineclube Valente, oriundos de municípios da Região Metropolitana e interior do estado e trazendo experiências distintas, desde a organização em escolas, universidades, bairros ou comunidades rurais, trazendo diferentes temáticas ou motivações.

Segundo Nathan, o livro é uma obra coletiva que fala um pouco sobre a importância dos cineclubes capixabas e a contribuição destes espaços para a formação cultural e cinematográfica no Espírito Santo. “Ao reunir os relatos, o objetivo foi valorizar a memória dos cineclubes e destacar o papel fundamental que eles desempenharam na democratização do acesso ao cinema, na promoção do pensamento crítico e na construção de uma comunidade engajada e reflexiva em torno do cinema”, diz o organizador.
Ao todo, a obra reúne relatos de oito cineclubes capixabas. “Eles desafiam o cinema convencional e abrem espaço para filmes que fogem do padrão imposto. Então cada página do livro é um convite ao encontro comunitário em que arte e educação se fundem”, relata. O título da obra traz como inspiração o pensador indígna Ailton Krenak, que afirma que nosso tempo é especialista em ausências, quando se refere à vida contemporânea. Mas apesar disso, também há quem provoque e promova encantamentos. “Esse livro é a celebração poética da resistência e da alegria de viver junto”, afirma. “Num tempo em que se fabricam ausências, os cineclubes capixabas emergem como constelações de esperanças, onde dança, canto e histórias se entrelaçam para criar novos mundos”, diz.
Oficinas
Em parceria com o Cineclube Itinerante Combiousa, o Nathan Moretto vai realizar duas oficinas de formação com o título “Cineclubes Capixabas: Cartografando histórias”, inspirados na publicação. A primeira, voltada para educadores, vai acontecer na sexta-feira, dia 22 de novembro, às 19 horas, na EMEF Suzete Cuendet, em Maruípe, Vitória (Rua Otto Ramos, 69).
A segunda oficina com foco na formação para cineclubistas vai ser no dia 26 de novembro, terça-feira, às 19h, no espaço cultural Trapiche, localizado no Centro de Vitória (Rua Gama Rosa, 236). Na ocasião também haverá lançamento do livro e autógrafos do autor. As oficinas são realizadas pelo Cineclube Itinerante Combiousa e Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult) com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura).
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726