Cachoeiro quer transformar Guarda Civil Municipal em Polícia Municipal
O entendimento do STF permite que as guardas municipais realizem policiamento ostensivo e comunitário

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim iniciou um estudo de viabilidade para transformar a Guarda Civil Municipal (GCM) em Polícia Municipal. A iniciativa surge após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (20), que reconheceu a constitucionalidade das leis municipais que ampliam a atuação das guardas municipais em ações de segurança urbana.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA decisão do STF estabelece que essas normas devem respeitar os limites constitucionais, atuando de forma complementar às funções da Polícia Civil e Militar, sem sobrepô-las. Com isso, abre-se a possibilidade de uma atualização legislativa para ampliar o papel da GCM em Cachoeiro.
Novo entendimento do STF
Na tarde desta segunda-feira (24), representantes da Secretaria de Segurança e Trânsito se reuniram com o vice-prefeito e secretário municipal de Gestão Especial, Júnior Corrêa. A reunião teve o intuito de discutir a atualização das atribuições da GCM, alinhando-as ao novo entendimento do STF.
“Estamos iniciando os estudos para atualizar a Lei Orgânica Municipal e adequar as atribuições da GCM a essa nova realidade. Esse processo precisa passar por votação na Câmara Municipal em dois turnos e pela análise das comissões antes de ser sancionado pelo prefeito.” Explicou Júnior Corrêa.
O entendimento do STF permite que as guardas municipais realizem policiamento ostensivo e comunitário. Além disso, os agentes também pode atuar em situações de risco à segurança de pessoas, bens e serviços públicos, podendo inclusive realizar prisões em flagrante. Entretanto, o órgão não terá poder investigativo, respeitando a divisão de funções entre as forças de segurança pública.
Com a atualização das atribuições da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura poderá avançar nos estudos para o envio de um projeto de lei ao Legislativo Municipal, que formalize a transformação da GCM em Polícia Municipal.
Leia também: Polícia Militar divulga atendimento psicológico on-line