Cultura

Rio Itapemirim ganha documentário especial no Cine Metrópolis

A obra audiovisual aborda a importância da biodiversidade da bacia hidrográfica da região sul capixaba.

tempo - Cachoeiro - rio Itapemirim
Foto: Pammela Volpato

O documentário “Águas do Itapemirim”, produzido pelo Instituto Últimos Refúgios, tem exibição gratuita nesta quarta, dia 19, no Cine Metrópolis. Dirigida por Klaus’Berg, a produção aborda a importância das bacias hidrográficas do Espírito Santo, em especial a do Rio Itapemirim, na Região Sul. O trailer já está disponível no Youtube @ultimosrefugios e trilha sonora nos principais tocadores digitais.

Em 90 minutos, o documentário apresenta imagens impressionantes do curso de água e da biodiversidade e entrevistas com pescadores, descendentes de quilombolas, professores e ativistas da bacia hídrica. O longa-metragem também relembra uma expedição científica realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 2004 e fatos históricos.

Segundo Raphael Gaspar, roteirista da obra audiovisual e diretor de Projetos do Instituto Últimos Refúgios, “Águas do Itapemirim” surge para resgatar a essência desse rio, “que já foi esperança para os navegantes, redes cheias para os pescadores e refresco em dias de intenso calor”, como disse a professora Sheilla Lobato em uma das entrevistas do documentário.

De acordo com Leonardo Merçon, diretor de Fotografia e fundador do Instituto Últimos Refúgios, a narrativa foi construída a partir dos depoimentos captados.

Klaus’Berg, corroteirista e diretor da produção, se emocionou ao dirigir o “Águas do Itapemirim”, porque o rio fez parte de sua adolescência na cidade “do Alegre”, como seus conterrâneos gostam de falar.

O documentário “Águas do Itapemirim” é uma realização do Instituto Últimos Refúgios em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado do Espírito Santo. Foi produzido com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, patrocínio do Grupo Águia Branca e apoio da Reserva Ambiental Águia Branca, do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Exibições gratuitas

19 de março de 2025

  • Horário: 19h
  • Local: Cine Metrópolis (Ufes)
  • Ingressos distribuídos por ordem de chegada.

22 de março de 2025

  • Horário: 10h
  • Local: Reserva Águia Branca – Vargem Alta

28 de março de 2025

  • Horário: 19h30
  • Local: Cine Jardins (Shopping Jardins – Jardim da Penha)
  • Ingressos distribuídos por ordem de chegada.

Leia também: Proantar: Fest inicia parceria com a Marinha do Brasil

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726