Cidades

Agosto Lilás: Vila Velha promove mês dedicado a mulher vítima de violência

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Lyza Herzog, o primeiro passo para transformar vidas é o acolhimento.

Agosto Lilás é o mês marcado por ações de mobilização, prevenção e fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Em Vila Velha,  mulheres que enfrentam qualquer tipo de violência doméstica podem contar com o Centro de Referência no Atendimento Especializado à Mulher em Situação de Violência (Cramvive), que oferece atendimentos contínuos e especializados, com o objetivo de fortalecer a autonomia e o protagonismo dela na superação do ciclo de violência. O serviço é realizado de forma espontânea, sem necessidade de encaminhamento prévio, por livre demanda.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Leia também: Vila Velha tem avenida interditada; veja motivo e rotas alternativas

O Cramvive está localizado na rua Coronel Sodré, nº 497, no Centro de Vila Velha. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para mais informações, o telefone de contato é (27) 99282-9932. Além disso, há um plantão telefônico disponível de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, e aos sábados e feriados, das 12h às 17h, pelo celular (27) 98823-5769.

No Cramvive, elas são acolhidas com escuta ativa, recebendo apoio psicossocial, orientações sobre seus direitos e informações sobre os serviços disponíveis na rede pública. Além disso, recebem orientações jurídicas para encaminhamento à Defensoria Pública, garantindo atendimento jurídico gratuito, e também podem acessar vagas de emprego oferecidas pelo Sine. Essa abordagem integral ajuda a promover a inclusão, a independência e a dignidade de cada mulher atendida.

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Lyza Herzog, o primeiro passo para transformar vidas é o acolhimento.

“Sabemos da vulnerabilidade das mulheres que sofreram algum tipo de violência, por isso considero fundamental os serviços oferecidos pelo Cramvive, especialmente no que diz respeito ao acolhimento e à orientação sobre seus direitos. Isso ajuda essas mulheres a superarem traumas e a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias”, destacou.

Confira abaixo a programação do Agosto Lilás a partir desta terça-feira (12)

Terça-feira (12), das 14 às 16 horas, no CRAS de Jabaeté –  Roda de conversa, em parceria com os movimentos sociais de mulheres do município e representantes de redes de proteção.

Terça-feira (12), às 19 horas, na Universidade Vila Velha (UVV) – Palestra de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Quarta-feira (13), das 8h30 às 12 horas, na  UBS do Ibes – Vila Velha Cuidando Delas, com  cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.

Quinta-feira (14), às 19 horas, na Faculdade Estácio de Sá – Palestra de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Segunda-feira (18),das 9 às 11 horas – Campanha educativa no Terminal Itaparica.

De segunda-feira (18) a sexta-feira (22), das 8 às 18 horas, no Parque da Prainha – Presença do Ônibus Rosa, do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, para dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com a participação da Secretaria Municipal da Mulher, através do Cramvive.

Terça-feira (19), das 14 às 16 horas, no auditório da Prefeitura de Vila Velha – Roda de conversa, em parceria com os movimentos sociais de mulheres do município e representantes da rede de proteção.

Quarta-feira (20), das 8h30 às 12 horas, na UBS de Ataíde – Vila Velha Cuidando Delas, com  cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica  e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.

Quarta-feira (20), às 19 horas, na Faculdade Multivix – Palestra de conscientização sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.

Quinta-feira (21), das 8h30 às 12 horas, na  UBS de Jardim Marilândia – Vila Velha Cuidando Delas, com  cadastro no programa Conecta Mulher, coleta de preventivo e outros atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.

Sexta-feira (22), das 10 às 18 horas, Parque Urbano Duque de Caxias – Feira empreendedora, com artigos e alimentos produzidos de mulheres cadastradas no programa Conecta Mulher, acolhimento humanizado a mulheres vítimas de violência, com atendimento da rede de proteção e encerramento com homenagens.

Segunda-feira (25), das 9 às 11 horas – Campanha educativa no Terminal São Torquato.

Quarta-feira (27), das 8h30 às 12 horas, na  UBS de Jabaeté – Vila Velha Cuidando Delas, com  cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.

De quinta-feira (28) a sábado (30), das 8 às 18 horas – Representação do município na Conferência Estadual da Mulher, em Aracruz.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726