"Por que blindar os parlamentares se eles são honestos?", questiona Helder Salomão
Além da PEC da Blindagem, o deputado federal também se posicionou contra a anistia

O deputado federal Helder Salomão (PT-ES) endureceu o tom em relação aos parlamentares que votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e ao Projeto de Lei 2162/23, que prevê anistia a participantes de manifestações de motivação política, desde o dia 30 de outubro de 2022.
“Eu votei contra a PEC da Blindagem e votei contra a urgência na tramitação do PL da Anistia. Ambas as propostas são absurdas, são desrespeitosas com a população e com a nossa Constituição Federal. Existem matérias importantes e caras para o povo brasileiro que não estão sendo pautadas. O que está indo para pauta são temas de interesse pessoal dos parlamentares”, afirmou.
Salomão ainda questionou o objetivo das propostas, destacando que parlamentares honestos não precisam de proteção especial.
Leia também: Urgência para anistia: veja como votaram os deputados capixabas
“Por que blindar os parlamentares se eles são honestos? Quem não comete crimes não precisa estar blindado de nada. Por que anistiar quem depredou o patrimônio nacional em 8 de janeiro?”, disse o petista.
O parlamentar ainda comentou sobre o pedido de anistia, que, para ele, não tem foco nos manifestantes civis, mas sim em proteger o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três de prisão.
“Sabemos bem que o pedido de anistia não é para os civis que atacaram Brasília naquele domingo. O pedido é para anistiar Jair Bolsonaro dos seus crimes. Eu sou contra as duas propostas”, completou.
PEC da Blindagem e Anistia
Na votação da PEC da Blindagem, que limita a atuação do STF em casos de prisão ou abertura de ações penais contra parlamentares, sete dos dez deputados federais capixabas votaram a favor. Foram favoráveis Da Vitória (PP), Amaro Neto (Republicanos), Dr. Victor Linhalis (Podemos), Evair de Melo (PP), Gilvan da Federal (PL), Messias Donato (Republicanos) e Paulo Foletto (PSB). Apenas três se posicionaram contra: Gilson Daniel (Podemos), Helder Salomão (PT) e Jack Rocha (PT).
A Câmara dos Deputados também aprovou, nesta quarta-feira (17), o requerimento de urgência para a tramitação do PL 2162/23 (Lei da Anistia). O placar geral registrou 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções. Entre os capixabas, apenas Helder Salomão, Jack Rocha e votaram contra a urgência. Os demais — Amaro Neto, Da Vitória, Evair de Melo, Messias Donato, Gilvan da Federal, Gilson Daniel e Dr. Victor Linhalis — apoiaram a aceleração da proposta.