Marataízes: falta de iluminação e calçamento expõem fragilidades da gestão
Os problemas foram denunciados pelos moradores do bairro Jacarandá

Falta de iluminação, pavimentação e calçamento estão entre os problemas enfrentados pelos moradores do bairro Jacarandá, no município de Marataízes.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiDe acordo com moradores da rua Projetada, depois da Igreja Deus é Amor, na terceira rua de chão à esquerda, sentido Brejo dos Patos, a falta de iluminação pública tem causado transtornos à população, sobretudo, no turno da noite, quando a luz natural vai embora e eles precisam lidar com a total escuridão.
Leia também: Moradores relatam tremor e parte das falésias desaba em Marataízes
“Eu estou sem energia e eu sou uma pessoa doente, não posso ficar sem energia. Tenho crise de pânico, tenho crise de ansiedade. E eu não posso ficar no escuro, dá pânico”, explica a moradora Samira Almeida da Silva.
Ela ainda ressalta que já procurou os órgãos responsáveis, como a Concessionária de Energia EDP, que exigiu infraestrutura adequada das ruas para que possa ser feita a instalação da rede de energia elétrica.
“Aí agora eles estão exigindo da gente para colocar meio-fio, para que eles instalem a rede de energia. Só que a gente, morador, não tem condições de comprar esses meios-fios para tentar colocar aqui na rua”, explicou.
Morador denuncia falta de calçamento e iluminação
Tendo em vista que os serviços públicos de pavimentação e calçamento são de responsabilidade do Poder Público municipal, ela procurou a Secretaria de Obras da Prefeitura de Marataízes, que, até o momento, não apresentou uma solução.
“E isso já vai empurrando a gente com a barriga. Falou que iria colocar em agosto, mandar os meios-fios em agosto. Até hoje nada. Eu mando mensagem, falam que não chegou (o meio-fio). E a gente está dependendo dessa rede para botar energia na casa da gente”, afirmou Samira.
O que a Prefeitura de Marataízes diz
O AQUINOTICIAS.COM fez contato com a Prefeitura de Marataízes. Sobre a falta de iluminação na localidade, o responsável pelo Setor de Iluminação Pública, Giovanni Ramos, explica que houve uma solicitação para troca de lâmpada no referido bairro. Entretanto, a informação que consta no processo de protocolo é uma “informação falha”, que não possibilitou os técnicos da prefeitura localizarem o poste. Apesar disso, encaminhou uma equipe para o local.
Na referida localidade, os profissionais encontraram oito postes. Eles fizeram testes nos primeiros, mas não encontraram defeito. Ainda segundo o responsável, eles tentaram ligar cinco vezes para o número descrito no processo, porém não obtiveram êxito.
Ramos ainda explica que em situações como essas, onde o cidadão que solicitou a demanda não é localizado, o setor aguarda o retorno do solicitante, fato que não aconteceu.
Pavimentação e calçamento
Quanto as reclamações referentes a pavimentação e calçamento, a Secretaria de Obras não deu retorno até o fechamento desta matéria. Assim que houver, o texto será atualizado.