Assembleia do ES oficializa plano de sustentabilidade institucional
Apresentado pelo presidente Marcelo Santos, o documento institui o primeiro Plano de Sustentabilidade Institucional da história da Casa, com metas para reduzir impactos ambientais e modernizar a gestão

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) iniciou uma nova fase em sua gestão ambiental ao lançar, nesta terça-feira (14), o primeiro Plano de Sustentabilidade Institucional (PSI) de sua história. Apresentado pelo presidente Marcelo Santos, o documento consolida práticas já implementadas e estabelece metas permanentes para reduzir impactos ambientais e modernizar a administração pública.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO plano transforma a sustentabilidade em compromisso definitivo da Casa, definindo diretrizes para o uso consciente dos recursos e a eficiência na gestão. Entre os resultados já alcançados estão o Ales Digital, que reduziu o uso de papel em 50%, e a coleta seletiva, que em apenas dois meses gerou mais de R$ 12 mil em renda e 60 kg de embalagens recicladas para a associação de catadores. A iniciativa também reforça a adesão da Assembleia às 18 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e ao projeto Arranjos Produtivos, que já beneficiou mais de 25 mil agricultores capixabas.
Leia também: Hospital do Câncer: Dr. Bruno se consolida como maior articulador político da obra
Segundo Marcelo Santos, o objetivo é envolver todos os setores e servidores da Ales. “Sustentabilidade é pensar no futuro e agir no presente. Com este plano, cada decisão da Assembleia passa a considerar impactos ambientais e sociais. Queremos mostrar que é possível administrar com eficiência, sem descuidar das pessoas nem do meio ambiente”, afirmou o presidente.
Sustentabilidade na Ales
O PSI prevê metas como reduzir em 30% o consumo de água, instalar sensores de presença e desligamento automático, adotar critérios ambientais em 100% das licitações e estimular o uso de transportes sustentáveis. Também será criado um portal de transparência ambiental, que permitirá acompanhar publicamente os resultados.
De acordo com a Diretoria de Sustentabilidade, a proposta é tornar a gestão da Ales mais moderna, transparente e alinhada às melhores práticas de governança. Ao reduzir desperdícios e priorizar compras sustentáveis, o Parlamento capixaba reforça seu papel educativo e exemplar, mostrando que eficiência administrativa e compromisso ambiental podem caminhar juntos.
Com informações da assessoria de imprensa da Ales.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726