Política Regional

Projeto de Lei prevê isenção de energia para famílias da Apae

Caso a medida avance, o responsável deverá comprovar a matrícula do aluno na unidade da Apae.

Isenção de ICMS energia Apae
Foto: Freepik

A Comissão de Justiça analisa um projeto que pode reduzir o custo da energia elétrica para famílias atendidas pela Apae. A proposta prevê a isenção do ICMS nas contas de residências onde vivem pessoas assistidas pela instituição.

Autor da matéria, o deputado estadual Coronel Weliton explica que apresentou o Projeto de Lei 39/2026 diante do impacto financeiro causado pelos tratamentos contínuos. Segundo ele, os gastos com energia elétrica comprometem uma parte significativa do orçamento dessas famílias.

Leia também: Festa das Canoas pode virar patrimônio no Espírito Santo

Caso a medida avance, o responsável deverá comprovar a matrícula do aluno na unidade da Apae. Além disso, será necessário confirmar que o beneficiário reside no imóvel e manter cadastro ativo junto à concessionária de energia.

Ao justificar a proposta, o parlamentar destaca que a iniciativa amplia a proteção social. Ele afirma ainda que a medida contribui diretamente para melhorar as condições de vida das pessoas com deficiência e de seus familiares.

Para o deputado, a isenção também fortalece políticas públicas voltadas à inclusão. Nesse sentido, ele ressalta que a proposta promove dignidade, bem-estar e reforça o compromisso do Estado com esse público.

O projeto seguirá para análise nas comissões de Justiça, Direitos Humanos, Infraestrutura e Finanças antes de ir à votação.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726

Assuntos:

ApaeIsenção