Espírito Santo

Espírito Santo lidera ranking de conectividade nas escolas estaduais

O indicador monitora as condições de acesso à internet nas redes públicas de ensino em todo o país.

Escolas conectadas Espírito Santo
Foto: Freepik

O Espírito Santo passou a liderar o ranking nacional do Indicador Escolas Conectadas (Inec), do Governo Federal, ao alcançar 91,7% das escolas estaduais dentro dos parâmetros adequados de conectividade. Assim, o levantamento aponta que a Rede Pública Estadual possui 352 unidades conectadas entre as 384 escolas avaliadas no Estado.

O indicador monitora as condições de acesso à internet nas redes públicas de ensino em todo o país. Além disso, a análise considera critérios como velocidade da conexão, cobertura Wi-Fi e quantidade de Access Points (APs) disponíveis nas unidades escolares.

Leia também: Espírito Santo divulga lista de estudantes classificados para intercâmbio

Investimentos em infraestrutura

O resultado reflete os investimentos realizados pela Secretaria da Educação (Sedu) na modernização da infraestrutura tecnológica das escolas estaduais. Inicialmente, a pasta implantou redes Wi-Fi nas unidades. Atualmente, as escolas já operam com tecnologia 2,4 GHz e contam com planejamento de cobertura para reduzir áreas sem sinal e ampliar o acesso à internet nos ambientes educacionais.

Além disso, a Sedu trabalha para garantir que todas as escolas estaduais atinjam o parâmetro mínimo de 1 Mbps por aluno, conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC). Para isso, a secretaria atualiza dados de conectividade, analisa a capacidade dos links disponíveis e adota medidas complementares para melhorar o atendimento nas unidades.

Expansão do WiFi e internet via satélite

A rede estadual também avança na expansão do Wi-Fi para a tecnologia 5,8 GHz. O planejamento prevê a instalação de um Access Point por sala de aula, medida que busca aumentar a estabilidade da conexão, reduzir interferências e melhorar o desempenho no uso simultâneo de plataformas digitais e recursos pedagógicos.

Outro projeto em andamento prevê a implantação de internet via satélite em 155 escolas estaduais. Desse modo, a iniciativa pretende ampliar a conectividade em regiões com limitações de infraestrutura terrestre e fortalecer o acesso digital em toda a rede.

O desempenho do Espírito Santo reforça as ações do Governo do Estado e da Sedu para ampliar o acesso às ferramentas digitais no ambiente escolar. Além disso, o resultado fortalece o uso da tecnologia no cotidiano de estudantes, professores e equipes pedagógicas.

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), criada pelo Governo Federal, reúne políticas públicas voltadas à universalização da internet de qualidade nas escolas públicas de educação básica em todo o Brasil.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726