Espírito Santo

Encontro debate descarbonização e competitividade no Espírito Santo

O Encontro também buscar ampliar o diálogo entre setor produtivo e poder público sobre sustentabilidade, inovação, desenvolvimento econômico e competitividade do Espírito Santo.

descarbonização
Foto: Freepik

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) realiza, no próximo dia 10 de junho, em Vitória, o 1º Encontro de Descarbonização. A iniciativa reunirá representantes de grandes indústrias, instituições de fomento, especialistas, órgãos públicos e entidades estratégicas para debater oportunidades e desafios da agenda de baixo carbono do Espírito Santo.

Promovido em parceria com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e o Governo do Estado, o evento tem como objetivo proporcionar um debate qualificado sobre a descarbonização no Estado, abordando oportunidades de desenvolvimento de novas cadeias, desafios regulatórios e projetos e iniciativas já desenvolvidas pela indústria capixaba.

Leia também: Detran-ES abre curso gratuito inédito para motoristas de caminhão

O Encontro também buscar ampliar o diálogo entre setor produtivo e poder público sobre sustentabilidade, inovação, desenvolvimento econômico e competitividade do Espírito Santo nos mercados nacional e internacional.

A programação contará com representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Espírito Santo, de empresas como Vale, ArcelorMittal, Samarco, Suzano, Petrobras, ES Gás, Marca Ambiental e Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), além de instituições como SENAI ES, SENAI SP, Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Os painéis serão conduzidos pela jornalista ambiental Cláudia Gaigher e pelo promotor de Justiça do MPES, Marcelo Lemos.

Para o presidente da FINDES, Paulo Baraona, esse movimento representa uma oportunidade para fortalecer a competitividade e impulsionar o desenvolvimento sustentável do Estado. “Estamos construindo uma agenda capaz de conectar sustentabilidade, competitividade e desenvolvimento econômico. Esse desafio exige cooperação entre empresas, instituições e poder público, e a FINDES tem atuado para fortalecer esse diálogo e posicionar o Espírito Santo entre os estados mais preparados para aproveitar as oportunidades da nova economia de baixo carbono”, afirma.

ES avança na agenda de investimentos verdes

O Encontro acontece em um momento importante de investimentos sustentáveis no Estado. Dados da Bússola do Investimento, ferramenta desenvolvida pelo OBSERVATÓRIO FINDES, apontam a previsão de aproximadamente R$ 2,57 bilhões em investimentos verdes no Espírito Santo até 2031. Os recursos estão distribuídos em oito projetos ligados a energias renováveis, eficiência energética, economia circular e tecnologias de baixo carbono.

O interesse do setor produtivo pela pauta também é crescente. Pesquisa realizada pelo OBSERVATÓRIO FINDES, em parceria com o Bandes, mostrou que 80% das empresas capixabas têm interesse em implementar iniciativas de descarbonização. O levantamento também identificou que 90% das indústrias já apresentam maturidade em temas relacionados à eficiência energética e gestão de resíduos sólidos.

“A partir desse levantamento, conseguimos identificar oportunidades concretas para ampliar parcerias entre iniciativa privada e poder público. A indústria tem assumido papel cada vez mais protagonista nessa agenda de transformação”, afirma Baraona.

Programação

  • 15h – Apresentação do Plano Estadual de Descarbonização e próximos passos (SEAMA)
  • 15h20 – Painel Descarbonização Industrial

Participação de Suzano, Vale, ArcelorMittal e Samarco

Com mediação da jornalista ambiental Claudia Gaigher

  • 16h – Painel de Infraestrutura, Energia e Economia Circular

 Participação de Marca Ambiental, ATP, ES Gás e Petrobras

Com mediação do promotor de Justiça do MPES Marcelo Lemos

16h30 – Palestra “O papel do descomissionamento offshore e da reciclagem de plataformas na transição energética”

 Professor Newton Narciso (UFF)

  • 17h15 – Painel Governança, Inovação e Fomento

 Participação de SENAI-ES, SENAI-SP, Fundação Dom Cabral e Bandes (a confirmar)

Serviço

1º Encontro de Descarbonização

  • Data: 10 de junho de 2026
  • Horário: 14h às 18h
  • Local: Edifício FINDES – 3º andar | Vitória (ES)
  • Inscrições gratuitas: findes.online/encontrodedescarbonizacaofindes
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726