Política Nacional

Porte de arma para agentes socioeducativos avança no Senado

A iniciativa é do senador do Espírito Santo Fabiano Contarato (PT)

Foto: Reprodução | site do senador

Iniciativa do senador Fabiano Contarato (PT-ES), o Projeto de Lei 4256/2019, que autoriza porte de arma de fogo para agentes de segurança socioeducativos em todo o país, foi aprovado nesta quarta-feira (28), na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal.

A matéria recebeu parecer favorável do relator, senador Eduardo Girão (Novo-CE), e foi aprovada também pelos outros integrantes da CDH. Agora, o texto será discutido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

LEIA TAMBÉM: Ministra da Saúde lança Dia D nacional contra a dengue no ES

“Os servidores que atuam na ressocialização de adolescentes estão, frequentemente, expostos a agressões, ameaças e homicídios. Por isso, defendemos que estejam armados”, explica Contarato. O senador criticou discursos que colocam os policiais, em geral, como agressores.

“Fico triste quando vejo uma parcela significativa da população criminalizando os policiais. Policial não é violador de direitos, é o principal e o primeiro garantidor de direitos. Temos que sair um pouco dessa discussão, muitas vezes academicista, entendendo principalmente a realidade enfrentada por esses servidores diuturnamente dentro do sistema prisional”, reforçou o parlamentar.

Os agentes socioeducativos são responsáveis por acompanhar, escoltar e cuidar de jovens e adolescentes infratores submetidos à privação de liberdade ou restrição de direitos. O porte de arma de fogo permitirá ao agente transportar e carregar com ele uma arma de fogo, de forma discreta, fora das dependências da residência ou do local de trabalho.

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726