Espírito Santo abre prazo para novo edital do Regularize Capixaba
Lançado no início do mês, o edital prevê descontos de 100% nos juros de mora e 50% em multa, encargos e demais acréscimos
Teve início nessa segunda-feira (23), no Espírito Santo, o prazo para devedores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) poderem requerer a adesão ao novo edital do programa Regularize Capixaba.
Lançado no início do mês, o edital 03/2024 prevê descontos de 100% nos juros de mora e 50% em multa, encargos e demais acréscimos. Já as empresas que optarem por parcelar em até 120 vezes, os descontos de multa, encargos e outros acréscimos cai para 30%. No entanto, mesmo pagando parcelado, os juros de mora permanecem com 100% de desconto.
Leia também: InovaWeek: Aderes impulsiona jovens empreendedores no Espírito Santo
Pessoas físicas, microempresas, empresas de pequeno porte, assim como aquelas que estiverem em processo de recuperação judicial, liquidação judicial/extrajudicial ou falência poderão optar por parcelar o pagamento em até 145 vezes, sem a necessidade de apresentar garantias. O prazo para requerer a adesão tem início nesta segunda-feira (23).
Na avaliação da procuradora-chefe adjunta do Núcleo de Transação Tributária da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Thaís Eduão, o edital 03/2024 do Regularize Capixaba vai beneficiar muitas empresas. “Esse é um edital muito amplo, que abrange praticamente todos os tipos de autuação. Ele permite, então, a quitação de débitos a um volume bastante expressivo de empresas”, explicou a procuradora.
O Regularize Capixaba surgiu em março deste ano. Ele é um programa permanente, que permite a empresas e pessoas físicas quitarem seus débitos com o Estado do Espírito Santo. O primeiro edital teve um prazo de adesão que foi até o último 09 de agosto. Ele contemplou empresas autuadas por omissão de receita, constatada pela divergência entre os dados informados pelas administradoras de cartões de crédito e débito e aqueles informados pelos contribuintes ao fisco.
Além da adesão por editais temáticos, todos os devedores inscritos em Dívida Ativa com débitos superiores a R$ 1 milhão podem requerer a adesão ao programa para negociar o pagamento e ficar em dia com o Estado.
Como requerer a adesão
Por fim, o procedimento para a adesão ao edital deve ser feito apenas pelo site da PGE, através do menu “Regularize Capixaba” > “Formulário p/ adesão ao edital 003/2024”. Os interessados têm até as 23h59 do dia 31 de outubro próximo para preencher e enviar o requerimento. Todas as demais informações necessárias podem ser obtidas no edital.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.