PL obriga retirar cabos em desuso após fim de contrato
Proposta defende que empresas sejam obrigadas a remover e descartar a fiação inativada nos imóveis após cancelamento de serviços de telefonia, internet e tv a cabo

Um Projeto de Lei que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) pode ajudar a resolver o problema do número de cabos em desuso em postes e residências. Com o objetivo de resolver problemas frequentes no dia a dia dos consumidores de TV a cabo, telefonia e internet, o deputado Denninho Silva (União) apresentou o PL 37/2024. Segundo o texto, o projeto obriga as empresas prestadoras desses serviços, após o cancelamento dos mesmos, a remover e descartar a fiação inativada nos imóveis, sem custos para os consumidores.
O projeto faculta ao consumidor, por manifestação expressa, a opção pela não remoção do cabeamento. O parlamentar explica que, após o cancelamento dos serviços, os prestadores, em regra, apenas recolhem o equipamento decodificador ou modem, deixando para trás toda a rede de cabos, impedindo, muitas vezes, a instalação adequada do novo cabeamento.
“O cabeamento inativado ocupa espaço na estrutura de encanamento elétrico do imóvel, e o passivo desse cancelamento é deixado para o consumidor que, na maioria das vezes, realiza a remoção e o descarte dos cabos por sua conta”, argumenta Denninho.
O PL 37/2024 deve ser analisado pelas comissões de Justiça, Defesa do Consumidor e Finanças antes de ser votado pelo Plenário.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726