ES se torna referência nacional em transparência e integridade
Secont divulgou balanço das ações estratégicas realizadas ao longo de 2024

Com iniciativas que fortaleceram a integridade, a transparência e o controle interno no Espírito Santo, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) divulgou um balanço das ações estratégicas realizadas ao longo de 2024.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO documento reúne os avanços promovidos pela Corregedoria-Geral do Estado, pela Ouvidoria-Geral do Estado, e pelas Subsecretarias de Estado de Transparência, Integridade e Controle, destacando resultados expressivos que projetaram o Estado como referência no cenário nacional.
Leia também: Novos servidores reforçam serviços da Justiça Federal no ES
Com o apoio da Subsecretaria de Estado de Transparência (Subtran), por exemplo, o Espírito Santo conquistou o Selo Diamante ao alcançar 98,35% no índice de transparência do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). O Estado também promoveu melhorias no Portal da Transparência, em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), e passou a integrar a Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (RedeLAI).
A Ouvidoria-Geral do Estado também contou com inúmeros avanços, incluindo a implementação de um sistema de call center para otimizar e agilizar o atendimento aos cidadãos capixabas, além da plataforma ter atingido no segundo semestre o tempo médio recorde de respostas às manifestações de apenas sete dias.
Em relação à integridade estadual, a Subsecretaria de Estado de Integridade (Subint) também ganhou destaque por conta da sua excelente atuação em prol da prevenção e repressão à corrupção. Como resultado, o Espírito Santo fechou o último ano com a aplicação de R$ 5,7 milhões em multas a empresas envolvidas em fraudes em compras públicas. Ao todo, 15 empresas foram condenadas em 1ª instância.
Além disso, com o apoio da Subint, foram publicados 24 planos de integridade em 2024, alcançando o recorde de 31 órgãos públicos estaduais, número que representa 57% das instituições públicas do Estado. Também foram promovidas 15 turmas de workshops de Gestão de Riscos, que contaram com a participação de 45 órgãos da Administração Estadual.
O Sistema de Controle Interno Estadual também ganhou força, e a Subsecretaria de Estado de Controle (Subcont) promoveu 48 auditorias, 35 inspeções e mais de 125 atendimentos às Unidades Executoras de Controle Interno do Espírito Santo (UECI’S), com o objetivo de prevenir irregularidades e garantir o uso correto e responsável dos recursos públicos.
Entre as iniciativas de destaque, está a utilização do sistema Alice, uma ferramenta inovadora implantada por meio de uma parceria entre a Secont e a Controladoria-Geral da União (CGU). Foram registradas sete manifestações que, ao serem tratadas com a agilidade da ferramenta, demonstraram o potencial da tecnologia e da inovação na promoção de uma gestão mais aberta e participativa.
Em 2024, também foi sancionada a Lei que prevê punições para casos de assédio moral e sexual no ambiente da Administração Pública Estadual. De acordo com a Lei Complementar nº 1.080, os servidores que praticarem assédio moral ou sexual poderão sofrer punições, dentre elas, até mesmo a demissão do serviço público. Os casos são investigados pela Corregedoria-Geral do Estado, cabendo à Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) o acolhimento, quando necessário, das possíveis vítimas de assédio.
O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, destacou que os resultados ao longo do último ano consolidaram o Espírito Santo como referência nacional em gestão pública ética, transparente e inovadora. “Esses esforços fortaleceram a confiança da sociedade em nossa gestão e nos desafiam a ir além em 2025, expandindo iniciativas e aprofundando a cultura de responsabilidade e transparência no setor público estadual”, pontuou.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726