Política Regional

Rodeio pode virar modalidade de esporte no Espírito Santo

A iniciativa pretende assegurar a valorização dessa prática tradicional, conferindo-lhe respaldo normativo e promovendo um ambiente mais seguro e estruturado para seus participantes.

rodeio
Foto: Reprodução | Ales

O deputado estadual Coronel Weliton (PRD) apresentou à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 135/2025, que visa conferir ao rodeio o status de modalidade esportiva no Espírito Santo, reconhecendo sua relevância cultural, histórica e econômica para o Estado.

Valorização da prática

A iniciativa pretende assegurar a valorização dessa prática tradicional, conferindo-lhe respaldo normativo e promovendo um ambiente mais seguro e estruturado para seus participantes. “O reconhecimento do rodeio como esporte não apenas legitima sua importância, mas também contribui para a organização e regulamentação da atividade”, destacou o parlamentar.

O texto legislativo estabelece que a realização dos eventos deve observar as diretrizes das leis federais 10.220/2001, que regulamenta a atuação dos peões de rodeio, e 9.605/1998, que dispõe sobre a proteção aos animais e ao meio ambiente.

Cultura

Além de ressaltar a relevância cultural do rodeio, Coronel Weliton enfatiza seu impacto econômico e social, sobretudo no interior do estado. “Essa tradição não apenas preserva a identidade das comunidades onde é cultivada, mas também impulsiona a economia local, fortalece os laços comunitários e fomenta o turismo regional”, argumentou o deputado.

A matéria agora segue para tramitação e análise pelos parlamentares da Casa.

Leia Também: Ricardo Ferraço assume Governo durante licença de Casagrande

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726