Operação interdita bombas de combustíveis em postos do Espírito Santo
A fiscalização faz parte de ações contínuas para garantir a qualidade dos combustíveis e a proteção dos direitos dos consumidores capixabas

Uma operação conjunta de fiscalização resultou na interdição de oito bicos de combustíveis e na autuação de um posto por uso indevido de identidade visual. A ação, realizada na terça-feira (22), envolveu a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) e a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon). Uma coletiva de imprensa, nesta quarta (23), na Ales, detalhou a operação.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA partir de denúncias feitas ao colegiado da Ales, as irregularidades foram detectadas em postos vistoriados nos bairros Novo México e Jaburuna, em Vila Velha, e no bairro Vasco da Gama, Cariacica. Os responsáveis pelos postos serão investigados por crimes contra as relações de consumo. A fiscalização faz parte de ações contínuas para garantir a qualidade dos combustíveis e a proteção dos direitos dos consumidores capixabas.
O titular da Decon, delegado Eduardo Passamani, falou sobre as irregularidades encontradas. “Foi uma fiscalização a partir de uma denúncia, lembrando que o consumidor é nosso melhor fiscal. Por isso, a ação aconteceu nesses três postos específicos. Encontramos várias irregularidades: bombas pingando, equipamentos irregulares, falta do medidor de qualidade e a venda de gasolina comum identificada como gasolina aditivada”, afirmou.
“Também encontramos uma irregularidade de identidade visual no bairro Vasco da Gama, em Cariacica. Nesse caso, o posto utilizava uma marca de uma rede de grande porte, sendo que o estabelecimento não está mais atrelado a essa rede. Isso induz o consumidor a erro”, acrescentou.
Autorização da ANP
O diretor de Fiscalização do Procon-ES, Fabrício Pancotto, destacou que o instituto possui acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para esse tipo de fiscalização em postos de gasolina. “Temos autorização e capacidade técnica para esse tipo de ação. E estamos de olho nas empresas do ramo que querem lesar o consumidor”, alertou.
Pancotto também orientou que os consumidores guardem as notas fiscais. “A nota fiscal é um documento muito importante na relação de consumo. Por meio dela, o consumidor pode buscar seus direitos e ressarcimento quando couber”, disse.
Como denunciar
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ales, deputado Vandinho Leite (PSDB), ressaltou a importância da denúncia. “Estamos desenvolvendo esse trabalho conjunto com muita responsabilidade, cada órgão com sua competência, com o objetivo principal de defender o consumidor capixaba, que é o lado mais fraco da relação de consumo. Se você encontrou alguma situação estranha nesse sentido, se está se sentindo lesado, denuncie”, disse.
As denúncias à Comissão de Defesa do Consumidor podem ser feitas de forma presencial ou anônima, pelo endereço eletrônico do colegiado: [email protected].
Essa é a segunda operação conjunta realizada esta semana. Na última segunda-feira (21), ocorreu fiscalização em supermercados com a apreensão de carnes vencidas e sabão em pó com indícios de falsificação.
Leia também: Polícia indicia condutor por morte de jovem de 19 anos em Castelo
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726