
Multa e reprovação: TCE-ES aponta falhas na gestão do CREFES
Tribunal julgou irregulares as contas do exercício de 2023 do Centro de Reabilitação Física do Estado (CREFES).
Tribunal julgou irregulares as contas do exercício de 2023 do Centro de Reabilitação Física do Estado (CREFES).
A decisão marca mais um capítulo da atuação do TCE-ES no controle e na fiscalização dos contratos públicos no Espírito Santo, reforçando a importância da observância dos princípios da legalidade e da eficiência na gestão dos recursos públicos.
A auditoria, feita em caráter concomitante, avaliou o processo antes que o edital fosse oficialmente divulgado.
A amostra avaliada envolveu dez municípios: Apiacá, Dores do Rio Preto, Guarapari, Jaguaré, Muqui, Pedro Canário, Presidente Kennedy, Santa Teresa, São Domingos do Norte e São José do Calçado.
Outro aspecto relevante abordado pelo Tribunal envolveu a parceria entre o Iases e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
As medidas, estabelecidas em março de 2024 após auditoria, buscam garantir a adequação e qualidade do serviço oferecido à população.
A inspeção teve como foco a execução do contrato de concessão firmado em 2004 com a empresa RJ Serviços e Transportes Ltda.
A licitação foi realizada pelo Consórcio Público da Região Noroeste (CIM Noroeste)
A reunião contou com a presença de conselheiros do TCE-ES e membros da cúpula do MPES, reforçando o compromisso das instituições com a reparação e fiscalização do acordo.
O relator da PCA é responsável por elaborar um Parecer Prévio que sugere a aprovação, aprovação com ressalva ou rejeição das contas do governador, em cada exercício (ano)
As determinações foram aprovadas pelo Plenário do TCE-ES na primeira sessão do ano, realizada nesta terça-feira (28)
Após a auditoria, foram determinadas ações que têm o objetivo de reduzir os riscos desses desastres.